Método dinâmico para ir da Europa até a Ásia em 20 minutos

Compartilhe

Passo 1: Estar na Turquia, especificamente em Istambul e no lado europeu. (Caso contrário, o título do post teria que ser alterado).

Untitled

Passo 2: Locomover-se em direção à orla, e caminhar ao longo da mesma.

Untitled

Passo 3: Fatalmente em alguma hora aparecerá um píer. E desse píer com toda a certeza sai um barco para atravessar o Estreito de Bósforo. – A passagem para o barco custa o mesmo preço que qualquer outro meio de transporte público na cidade, o bilhete é, inclusive, o mesmo. Embarque. (Se quiser comprar um “simit”, o pãozinho coberto com gergelim da barraquinha aí da foto, seja meu convidado, ele é bem gostoso). Nesta viagem o embarque foi em Karakoy, perto da Torre Galata.

Untitled

Passo 4: Embarcar. Não se preocupe se não deu para comprar o “simit” – ninguém passa fome nas barcas de Istambul. Todas tem um bar vendendo comida e bebida, e como se não bastasse, o garçom vem toda hora com a bandeja oferecendo os dibebê. É pegar e pagar sem precisar se levantar.Já os dicumê, você vai ter que pedir ao moço em turco ou ir até o balcão do bar, que fica no meio do barco e apontar para o “snack” pretendido.

Untitled

Té mais, Europa:

Untitled

Oi, Ásia:

Untitled

Passo 5: Tarããã… Desembarcar na Ásia.

Untitled

A viagem de Karakoy, no lado da Europa para Kadikoy, lado da Ásia durou 20 minutos, com uma rápida parada para desembarque no píer de Haydarpasa. Os barcos são operados pela IDO, empresa municipal de transportes. Nesse itinerário específico, os barcos saem a cada vinte minutos entre 6:15h até 23:00h, todos os dias da semana.

Untitled

Viajar de barca em Istambul é prático, barato e rápido. Existem inúmeras outras rotas, algumas com itinerários bastante interessantes, como o deste post. Consulte os horários no sitio da IDO.

2 thoughts on “Método dinâmico para ir da Europa até a Ásia em 20 minutos”

  1. Oi, gostaria de saber sobre pontos principais na asia. Terei um dia para conhecer…Por onde começar…descendo do barco?
    thanks

  2. Oi, Elimar
    Minha permanência na parte asiática da cidade foi bem menor do que o tempo que você está pretendendo dedicar.

    Entre outras coisas para ver ou visitar, lembro de ter gostado bastante de andar ao longo da orla em um caminho para pedestres. Vi também o Mercado de Kadikoy, a Mesquita Mihirimah e a (Avenida) Bagdat Caddesi. Embora tenha planejado, deixei de fazer uma viagem no bonde nostálgico (circular).

    O bonito Palácio Beyerbeyi acabou sendo visto no passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, no dia seguinte. Escrevi aqui no blog um post sobre o assunto e recomendo fortemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.