Chatêaux Express

Compartilhe

Chatêau de Blois

Está com pouco tempo em Paris, mas com vontade de conhecer a região do Loire? O dinheiro anda curto para encarar uma excursão? Não está a fim de alugar um carro e pagar pedágios estacionamentos? Faça pelo menos uma fração do passeio, e se gostar, inclua a versão estendida em uma próxima ocasião.

Chatêau de Blois

De fato, ficar pulando de château em château é muito chato. De quantos castelos você precisa para ser feliz? Faça um “Château Express”: visite um, dois ou no máximo três châteaux, saindo e voltando de Paris no mesmo dia, ou mesmo incluindo um pernoite. Monte o seu kit e aproveite.(Fiz um assim).

Chatêau de Blois

Por estar sem hospedagem reservada por uma noite em uma estada em Paris, pude experimentar (e aprovar) um passeio na modalidade “Château Express”. Optei por aproveitar o dia na capital francesa e tomar o trem na Gare d’Austerlitz no final da tarde para dormir em Blois, deixando para visitar o castelo no dia seguinte. O tempo foi suficiente para incluir também o Château de Chambord na parte da tarde.

Chatêau de Blois

Sem pernoitar na região, dá tranquilamente para pegar um trem pela manhã em Paris, visitar o Château, dar uma circulada pela cidade e voltar à tarde. O Château de Blois é um dos poucos no Vale do Loire que fica dentro da cidade, e próximo da estação de trens. A viagem dura cerca de duas horas, e quem se programa e compra a passagem com antecedência, consegue bons descontos no site da SNCF.

Chatêau de Blois

Se um só castelo ainda é pouco, dá para incluir outro que fique próximo, desde que se acorde bem cedo para pegar o trem. E perto de Blois estão os Châteaux de Cheverny e de Chambord, acessíveis por ônibus urbanos convencionais da empresa TLC.

Chatêau de Blois

Durante o verão (de abril até o fim de outubro) funciona em alguns dias da semana uma linha especial que sai da Estação de trens de Blois, passando pelos Châteaux de Chambord, Cheverny, Beauregard e do próprio Château de Blois. É a “Navette Châteaux de la Loire”. Os preços e horários podem estão neste link.

Chatêau de Chambord

Fora desta época não existe ligação entre os châteaux de Cheverny e Chambord, mas dá para ir a um ou a outro saindo de Blois. A baixa frequência dos ônibus torna inviável visitar os três castelos em um mesmo dia sem um carro.

Chatêau de Chambord

Optando por ir apenas ao Château de Cheverny, basta ir ao terminal de ônibus que fica ao lado da Gare da SNCF em Blois, e pegar o ônibus da linha 4 da empresa TLC. Fique atento aos horários que variam durante o ano, que podem ser vistos neste link.

Chatêau de Chambord

Sendo o Château de Chambord o escolhido, esse querido por nove entre dez fabricantes de quebra-cabeças, basta pegar a linha 2 da mesma empresa de ônibus, que parte do mesmo terminal em Blois. Os horários podem ser consultados no mesmo link do de Cheverny, onde estão listadas as linhas que operam na região.

Chatêau de Chambord

O Vale do Loire é um ótimo destino para um passeio na França. É uma pena estar em Paris e não aproveitar a oportunidade para conhecer uma região com inúmeras cidades interessantes, vinhedos e os famosos castelos em uma incrível paisagem.

Chatêau de Chambord

Se você for por sua conta, pegando um trem em Paris não deixe de pesquisar os transportes locais disponíveis na cidade escolhida para chegar ao(s) castelo(s). Lembre-se que a maioria deles fica no meio da estrada e nem sempre dá para chegar lá a pé.

Chatêau de Chambord

Ainda não está bom para o seu paladar? Planeje então um “Chateau-mais-ou-menos-express”. São muitas as maneiras de visitar o Vale do Loire. Algumas delas:

– Pegar um trem em Paris e ao chegar, aderir a uma excursão local – tem um monte delas saindo da frente da Gare de Tours, por exemplo;


– Alugar uma bicicleta em uma das cidades e seguir por um dos inúmeros circuitos “à vélo”;


– Alugar um carro e ir parando onde der vontade;


– Ou, se mudar de idéia com relação ao guia, seguir em uma excursão de ônibus saindo de Paris.

4 thoughts on “Chatêaux Express”

  1. Que bom que achou. Espero que as informações sejam úteis.

  2. Obrigada. Esse foi um grande passeio. Já estou planejando uma futura visita ao Loire.

Leave a Reply

Your email address will not be published.