Galeries Lafayette – Quase um monumento parisiense

Compartilhe

Uma das mais lucrativas atividades do mundo é a industria do turismo. Por menor que seja o orçamento ou maior que seja o “pãodurismo” nenhum visitante escapa incólume de ao menos comprar uma minúscula lembrança do seu passeio.

Galeries Lafayette

Paris, o destino número um de turistas no mundo, sabe muito bem disso e tira elegantemente partido. Na contramão da modernidade, em que nicho de mercado é a chave do sucesso e consumidores podem comprar tudo online, os grandes magazines parisienses continuam bombando. Correndo sempre atrás de novos serviços, mimando seus clientes, e esbanjando glamour, as lojas de departamentos são atrações que não faltam ao roteiro de quem vai a Paris.

Galeries Lafayette

Instaladas em fantásticos prédios históricos as famosas lojas como a chique Le Bon Marché ,o exclusivo Magasin Printemps e a favorita dos turistas, as Galeries LaFayette,são verdadeiras instituições parisienses.

Galeries Lafayette

Com vitrines sempre bem elaboradas, é um convite para o visitante que pretende ganhar tempo, achando em um único lugar, roupas, sapatos, perfumes, eletrônicos, artigos para o lar, decoração e alimentos “gourmet”. Já se sai de lá com praticamente todas as compras resolvidas, incluindo o reembolso dos impostos, colher de chá para os estrangeiros.

Galeries Lafayette

A mais bela entre todas (desculpe, Printemps) é a loja das Galeries Lafayette. Mesmo quem não pretende fazer compras engrossando a horda dos ruidosos fregueses, não deve dispensar a oportunidade de conhecê-la. A loja é um primor com sua arquitetura Art-Nouveau. É uma viagem à Belle Époque. A escadaria e os balcões ornamentados são uma obra prima. A famosa abóbada é de tirar o fôlego.

Galeries Lafayette

O passatempo de sua viagem não acaba aí. É hora de entrar em um dos primorosamente restaurados elevadores e subir até o sexto andar, onde fica o restaurante da loja. Junto a ele suba as escadas rolantes, e… Voilà! Um terraço panorâmico com uma deslumbrante vista da cidade.

Galeries Lafayette

Esse é um presente especial, inteiramente gratuito para quem teve a paciência de acompanhar um comprador compulsivo, ou é o próprio. Nada impede que se passe batido pela loja e suba direto ao terraço.

Galeries Lafayette

Prepare seu tripé e suas lentes (pode ser o celular ou a máquina “xereta”) e rumo ao 40 do Boulevard Haussmann. A estação de metrô mais próxima é a Chaussee d’Antin Lafayette, servida pelas linhas 7 e 9. Por conta da orientação do prédio, evite o sol na cara, fazendo a visita de manhã, logo que a loja abre, ou no final da tarde com direito ao por do sol.

Galeries Lafayette

Se você gostou, ainda tem mais. Ali ao lado, no número 64, a loja da Printemps, com bonitas cúpulas em estilo Art nouveau, igualmente possui um terraço panorâmico que fica no nono andar. Em alguns dias, ao fim da tarde acontecem apresentações de música ao vivo. Já que a vista é gratuita, seja generoso: Aproveite para pedir um café ou um vinho e aprecie a paisagem.

Galeries Lafayette

2 thoughts on “Galeries Lafayette – Quase um monumento parisiense”

  1. Obrigada.Não é preciso grande esforço para fazer belas fotos ali: o lugar ajuda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.