Perseguição Implacável: Hotel–Epílogo

Compartilhe

PragaPraga

Quem viaja de férias procura diversão, boa vida e nenhum trabalho. É só escolher um belo destino, um bom hotel e comprar as passagens-ou contratar alguém para fazer isso. Os que não dispõem de tanta “bala na agulha”, podem obter resultados muito parecidos, mas vai ter que ralar: A economia de dinheiro é diretamente proporcional ao tempo gasto pendurado no computador. E isso vale para transportes, alimentação, bagagem, atrações, serviços, hotel e compras.

LisboaLisboa

Com relação à hospedagem, o negócio é pesquisar bastante. É muito importante ver a opinião de pessoas que se hospedaram nos hotéis. Procurar informações apenas com o estabelecimento vale para a descrição dos serviços oferecidos e a localização. Senão fica igual a perguntar ao peixeiro se o camarão está fresquinho.

FlorençaFlorença

Para achar as críticas, digite o nome do hotel no Google. Junto com o mapa de localização um pouco à direita, aparecerá o endereço do dito cujo e logo em baixo, junto às estrelas amarelas as opiniões. Visite os sítios que fazem reserva de hotéis para ter noção de preços e leia as resenhas. Novamente menciono o TripAdvisor onde a lista de hotéis pode ser ordenada por opiniões ou pelo valor da diária. É comum encontrar fotos dos quartos, tiradas pelos próprios viajantes. Desconfie de comentários demolidores ou entusiasmados feitos por um único usuário. Observe a quantidade de contribuições que as pessoas fazem e as datas – as coisa mudam com o tempo.

MadriMadri

Quando tenho tempo e paciência, prefiro negociar diretamente com o hotel. Isso pode algumas vezes tornar a hospedagem mais barata, tecnicamente não rolam comissões, mas é bom comparar com sítios de reservas. O importante é sentir a temperatura do lugar. É claramente perceptível na correspondência, o nível de atendimento que você vai receber no hotel. Eu aproveito para perguntar tudo:preços para quartos com e sem café, como é a conexão para a internet, se é no quarto ou na recepção, e como isso é cobrado. Procuro saber se a rua é movimentada, se tem varanda (adoro me sentir meio Evita).

AmsterdamAmsterdam

Existem hotéis em que a recepção só funciona até determinada hora, cobrando um adicional pelo plantão do atendente. Outros em que apesar de constar quarto com banheiro, só tem o chuveiro ou só o WC dentro. Alguns têm restrições com relação à forma de pagamento. Trocando correspondência, fica tudo mais claro e o email impresso é a prova de um compromisso assumido.

MadriMadri

Não se iluda pensando que hostel é mais barato. Se é o orçamento que norteia a busca, considere um bem localizado hotel de uma ou duas estrelas, pensões e, na Espanha, os hostales, que são hotéis normalmente pequenos, com infra-estrutura simples quase sempre gerenciados por uma família.

IstambulIstambul

Fique atento a tudo que a diária inclui ou não, as taxas ou impostos além do valor da diária. Nunca deixe de consultar a política de cancelamento de reservas. Pode ser que você precise mudar os planos (uma linda cidade no meio do caminho ou uma dor de barriga).

ParisParis

Tenha sempre um “plano B” para hospedagem (com endereços e contatos). Mais uma coisa: O tempo da viagem é uma preciosidade que escoa com enorme velocidade. Particularmente acho um desperdício chegar a uma cidade e perder a manhã toda rodopiando com mala para cima e para baixo procurando um lugar para se hospedar. Mas cada um é cada um.

2 thoughts on “Perseguição Implacável: Hotel–Epílogo”

  1. Olá Monica,
    Estamos programando uma viagem para Itália (18 dias ,já descontadas o dia de chegada e partida )
    Será que vc poderia fazer indicações de alguns hotéis e sugestão no nosso pre roteiro ?
    Caso positivo ,te passo .
    Obrigada .
    Parabéns pelo blog

  2. Obrigada, Vanessa
    Ultimamente finalizando um projeto, tenho tido pouco tempo para publicar novos posts e venho me limitando a responder (quase sempre com algum atraso) aos comentários.

    Depois de algum tempo fazendo bem sucedidos roteiros para familiares e amigos próximos, percebi que a coisa amadureceu e é chegada a hora de passar a oferecer também aos leitores um serviço de roteiros personalizado que, de acordo com o perfil, contará com sugestões de atrações, passeios, hospedagem, mapas transportes, alimentação e outras informações. Além da enorme economia de dinheiro, tempo de pesquisa (e andanças inúteis), acrescentaria atividades ou atrações não tão óbvias, por um valor bastante justo. É uma tarefa complexa que me dá bastante prazer e, oferece-la com riqueza de detalhes, seria unir o útil ao agradável, além de proveitoso para ambas as partes. Pena você ter chegado cedo…

    Apesar de não fazer aqui no blog indicações de hotéis ou hospedagem, por entender que é um assunto muito subjetivo (limitações físicas, orçamento ou foco da visita) e que demanda pesquisa aprofundada, posso, no entanto, dar algumas ideias ao roteiro que você traçou, como venho fazendo nas seções de comentários de cada post. Fique à vontade para mandar o esboço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.