O imperdível Reichstag em Berlim

Compartilhe

Reichstag

Uma visita a Berlim, não é completa sem se conhecer o lendário Reichstag, onde funciona o Bundestag, o Parlamento Alemão. O prédio que foi destruído durante a Segunda Guerra mundial foi renovado nos anos 90 com um projeto do arquiteto ingles Norman Foster.

Reichstag

Ao chegar a imagem é impactante: um grande terraço com a fantástica cúpula envidraçada no meio. Pela amurada da praça uma espetacular vista da cidade com direito ao Portão de Brandenburgo, Tiergarten , o Memorial do Holocausto, o rio Spree e a Torre de Televisão de Alexanderplatz.

Reichstag

Entrando na enorme cúpula uma rampa em espiral conduz ao topo onde há um banco circular. Vale a pena esperar uma vaga para sentar.Bem em cima há uma abertura para observar o céu. Olhando para baixo, se vêo plenário do Parlamento. É emocionante.

Reichstag

A visita a esse belíssimo monumento requer paciência. Além de ser completamente grátise do horário extenso( oito da manhã à meia noite com admissão até as dez),as filas são enormes.Em alta estação a espera pode chegar a duas horas. Mas uma pessoa que programa com certa antecedência pode evitá-las ou pelo menos diminuir o tempo de espera.

Reichstag

Outra coisa,ali funciona o Parlamento. É preciso passar por um controle de segurança tão ou mais rigoroso que em um aeroporto. Apesar de os agentes de segurança serem extremamente delicados e competentes, a quantidade enorme de visitantes torna o acesso mais demorado. Uma vez cumpridas essa formalidade, é embarcar no elevador e curtir.

Reichstag

À disposição dos visitantes ficam no terraço e também gratuitos audio-guias em dez línguas contando a história e episódios importantes do Reichstag e comentários sobre o a região onde ele está.O tempo de espera é plenamente recompensado.

Reichstag

Chegar um pouco antes do horário de abertura ou escolher ir à noite pode garantir uma espera menor. Tive a oportunidade de fazer as duas coisas. Na visita noturna, passei em frente depois das nove da noite e vi uma fila pequena. Não deu para resistir. Em vinte minutos já estava dentro, e só saí à meia-noite.

Reichstag

Uma maneira legal para entrar sem fila, é fazer uma reserva para o bonito Kaefer’s Restaurant. Tomar lá um tranquilo café da manhã e depois conhecer o monumento não vai pesar muito no bolso, e para quem tem pouco tempo na cidade é uma grande chance de conhecer essa importante atração.

Reichstag

E quem é organizado pode fazer mais bacana ainda. Pode agendar com antecedência uma completíssima visita guiada aqui.

Reichstag

O Reichstag fica na Platz der Republik 1 (Tiergarten).A estação mais próxima do Metrô é a Unter den Linden. A entrada dos visitantes é pelo portal West B.

2 thoughts on “O imperdível Reichstag em Berlim”

  1. Olá!

    Irei agendar o meu passeio ao Reichstag na semana do dia 06/06/15, o que você aconselha, ir de dia ou de noite?

  2. Oi, Marcela

    Se esta for sua primeira visita, talvez a luz do dia favoreça mais a observação dos detalhes e da paisagem ao redor além de tornar as fotos menos complicadas.

    Leia com bastante atenção o mail de confirmação: Ele solicita o comparecimento 30 minutos antes do início da visita guiada. A entrada fica proxima do portal oeste na Scheidmannstrasse. Não esqueça de levar o passaporte e se divertir.

Leave a Reply

Your email address will not be published.