Viajando para a Inglaterra em um Holandês Voador

Compartilhe

Escolher duas cidades bacanas como Amsterdam e Londres para as férias é garantia de sucesso. Um passeio bom como este pode ficar melhor se o deslocamento entre as duas cidades é feito sem o estresse de voar. Embora curta a viagem, ter que se deslocar de um aeroporto longínquo, despachar malas para depois esperá-las na esteira, transforma um percurso de uma hora em uma operação de miseravelmente cinco horas.

Ferry Holanda-Inglaterra

Uma opção prá lá de tranquila e original, é fazer o trajeto de navio durante a noite. O serviço chamado “Dutch Flyer” (não se preocupe: ele não é pilotado por um fantasma, nem é assombrado) oferecido em enormes “ferries” da Stena Line, tem preços que concorrem em igualdade de condições com muitas voadoras de baixo custo. O esquema é o mesmo: Quem compra com antecedência encontra tarifas mais baixas.

Ferry Holanda-Inglaterra

Nesta rota, com duas partidas diárias, os barcos fazem a ligação entre as cidades de Hoek van Holland e Harwich e vice e versa. Na modalidade “Rail & Sail” o preço da passagem no “ferry” inclui dois bilhetes de trem: O que parte de qualquer cidade holandesa, até o porto do embarque e o de Harwick até qualquer cidade na Inglaterra atendida pela empresa National Express East Anglia.

Ferry Holanda-Inglaterra

Quem escolhe viajar durante a noite deve necessariamente reservar uma cabine. Apesar da despesa adicional, vai desfrutar de um sono tranquilo, sabendo que além de ter economizado uma diária de hotel, estará no dia seguinte desembarcando bem dormido e de banho tomado, no centro de Londres ou de Amsterdam.

Ferry Holanda-Inglaterra

Fiz a viagem da Holanda para a Inglaterra no ferry que zarpou pontualmente às dez da noite e aportou às seis e meia da manhã no dia seguinte. As plataformas das estações de trens em ambos os paises estão ligadas aos terminais de embarque e desembarque dos navios. Aproveitei integralmente meu ultimo dia na Holanda e, já de noite, parti para meu hotel flutuante.

Ferry Holanda-Inglaterra

A viagem de trem de Amsterdam para Hoek van Holland, dependendo das baldeações, pode levar de uma hora e meia a duas horas. O “ferry” chega de manhã em Harwick, e como as malas já estão na cabine, basta desembarcar, passar pela imigração inglesa e pegar o trem. Daí é mais uma hora e meia até estação de Liverpool Street.

Ferry Holanda-Inglaterra

As passagens podem ser compradas online. Para os que residem na Europa, os bilhetes de trem são remetidos por correio. Para os que não são e viajam da Holanda para a Inglaterra, é preciso comprar o trecho da cidade de partida até o porto em Hoek van Holland. Antes de embarcar o valor desta passagem é reembolsado durante o check in.

Ferry Holanda-Inglaterra

Embora tenha sido muito simples, o processo não funcionou perfeitamente comigo. Após finalizar a compra recebi a confirmação e o bilhete eletrônico. Alguns dias depois chega em casa um gordo envelope contendo brochuras, mapas, as passagens do navio e a de trem na Inglaterra. Tudo muito bonitinho, mas não entendi a razão da remessa física de algo que já tinha e, faltando o trecho holandês de trem. Relendo as instruções não vi motivos para preocupações.

Ferry Holanda-Inglaterra

No dia da viagem, chegando no limite de horário para o check in e tendo que embarcar imediatamente, não havia mais tempo para o pessoal em terra providenciar o reembolso da passagem do trem. Fui orientada a solicitá-lo posteriormente, o que foi completamente esquecido.

Ferry Holanda-Inglaterra

Fora este detalhe, a viagem foi ótima. A cabine escolhida, uma das mais simples, era perfeitamente adequada e aconchegante. O banheiro privativo tinha toalhas brancas e macias, xampu, gel para banho e um chuveiro fantástico. Os colchões, motivo de orgulho da Stena Line, eram realmente confortáveis. No “quarto” havia uma boa quantidade de tomadas para carregar os equipamentos e telefones, conexão wi-fi gratuita, telefone e televisão por satélite.

Ferry Holanda-Inglaterra

Com bares, restaurantes, lojas, cinema, casa de câmbio, decks panorâmicos, área de recreação para crianças e diversão para adolescentes e até um canil, viagem no ferry entre a Inglaterra e a Holanda é mais uma atração no roteiro. Além de não perder nenhum dia das férias e economizar na diária do hotel, dá para tirar uma onda com os amigos contando como foi o “cruzeiro” no Mar do Norte.

23 thoughts on “Viajando para a Inglaterra em um Holandês Voador”

  1. Olá!
    Pretendo fazer essa viagem (só que de londres para amsterda)
    Minha preocupação é que viajarei daqui a vinte dias e estou preocupado se as passagens chegarão em tempo aqui no rio de janeiro.
    Existe a opção de imprimir um comprovante e pegar as passagens lá?
    Obrigado,
    Guilherme.

  2. Oi Guilherme,

    Quando comprei as passagens online, recebi quase que imediatamente um mail confirmando a compra e contendo um link para imprimir o e-ticket. Como o arquivo é no formato PDF, é importante ter o Adobe Acrobat Reader previamente instalado no computador. A passagem remetida por correio é que me causou surpresa e nem contava com ela e tampouco foi necessária.
    A viagem é ótima, espero que a faça e aproveite bastante. Uma pequena recomendação: na dúvida,leve comprimidos para enjôo, devidamente acompanhados da receita médica. Não prestei atenção a este detalhe e passei os dois primeiros dias com a impressão de ainda estar embarcada.
    Mônica

  3. olá!!
    Resolvi fazer o trecho Londres-Amsterdam via ferry também!! E pelas dicas do seu site Monica, vou também pela Stena Line!!!
    Viajarei no dia 02/10/2011..
    Uma dúvida, não necessariamente preciso de um endereço de UK, certo? Se vem e-ticket via e-mail.. sem pânico, né?

    Outra dúvida.. balança demais?? Porque comprimido pra enjoo geralmente dá sono, e eu quando tomo, preciso dormir quase 24hrs seguidas pra voltar ao normal (rs)…

    Muito obrigada pelas dicas!! Abçs, Juliana.

  4. Oii Monica.. eu de novo! No meu e-ticket veio apenas meu nome. É isso mesmo?? Muito obrigada viu! Desculpa tantos incomodos!!! Abçs, Juliana

  5. Oi Juliana,
    Desculpe a demora na resposta – Estou exercendo no momento minha sagrada funçao de Viajante Crônica e nem sempre encontro boas conexoes nos hoteis.
    Na viagem que fiz, ao passar pela imigraçao preenchi um formulario informando o nome e endereço do meu hotel.

    Caso a passagem nao chegue pelo correio, o e-ticket apenas com seu nome é válido, devendo ser apresentado na hora do check in no barco.

    Assim como voce, fico morrendo de sono com remédio para enjoo. Preferi na ocasiao ficar tonta e passear em Londres ao invés de dormir. Tenho uma nova travessia de ferry daqui a dois dias e estou levando um remédio diferente do habitual que nao dá tanto sono. Consulte seu médico – Imagino ele certamente também terá algo apropriado para receitar.

    Fique à vontade para perguntar. Eu também fiquei um pouco insegura, mas deu tudo certo (e olhe que eu ainda peguei um trem errado).

    Aproveite o passeio

  6. Oiii Monica! Eu de novo!
    COmprei o ticket, mas ainda estou com dúvidas.. é só chegar na estação de trem e apresentar o e-ticket e vamos poder embarcar? Não preciso trocar por um ticket específico de trem e um de ferry?
    Desculpe a amolação!!!
    COmo está a viagem???
    Brigadão!!!

  7. Oi Juliana,
    Fiz a viagem no sentido inverso do seu. Lembro que na época comprei uma passagem chamada “rail&sail”. Segundo as instruçoes, o fregues compra as passagens do trem e no momento do check-in no barco, recebe o reembolso do valor gasto. Acredito que o seu processo deva ser identico.
    Com relaçao ao enjoo em navios,acabo de desembarcar de uma travessia noturna e nao senti nem enjoo nem sono. O nome do milagre é cloridrato de meclizina. Funcionou maravilhosamente bem. (Mas por favor, nada de automedicação – e a receita do médico faz parte obrigatória da bagagem).
    Qualquer dúvida, estou nesse plantão meio “marromeno”, mas positiva e operante, quando o hotel oferece uma conexão decente.

  8. Olá Monica, gostaria de saber como entrar com bagagens em Londres, pretendo ir para Amsterdam e vou participar de uma feira de música, e estarei com muita bagagem para entrar na Inglaterra, qual o impedimento? Obrigado.

  9. Oi Paulo,
    Até onde eu saiba, não existe impedimento para a entrada. Uma quantidade grande de bagagem vai acarretar maiores despesas, preocupações e menor mobilidade. É importante você consultar os limites de bagagem permitidos pelos meios de transporte que vai utilizar, além dos valores cobrados pelo excesso. Dependendo do volume, talvez seja interessante contratar uma van para os deslocamentos de chegada e saída do hotel em Londres.
    Você já pensou em reordenar a viagem passando primeiro em Londres e voltando direto de Amsterdam?

  10. Mônica, tenho uma dúvida: qual é o roteiro na Europa q o trem para num porto, entra num navio, atravessa dentro dele e, depois, desembarca e segue viajando nos trilhos do outro lado ??

  11. Renato,
    Conheço o “Berlin Night Express” saindo da capital alemã com destino a Malmo na Suécia. Tem também um trem na Itália que vai de Palermo até Veneza, fazendo uma parte do trajeto em um ferry (em Messina). Andei dando uma pesquisada e achei a “Rijukan Railway” na Noruega. Vi também que existe na Turquia um trem que atravessa o lago Van (passando pela cidade de Tatvan). Imagino que não sejam os únicos. Algum destes é o que você procura?

  12. oi Monica, pretendo fazer esta viagem. Você saiu que horas de Amsterdam? Pelo que entendi, compra a passagem de trem e apresenta no check-in do barco para o reembolso e depois a passagem do trem da Inglaterra? Outra dúvida, o trem vai até o centro de Londres? Muito agradecida pela atenção.
    katia

  13. Oi, Katia

    No dia da viagem, saí de Amsterdam cedo para visitar um museu em Haia, e tive muita sorte de ter conseguido embarcar, pois além do atraso, ainda tomei o trem errado…

    Saindo direto de Amsterdam o horário mais tardio para o trem era na época o das 18h15, que com troca em Roterdam e chegando em Hoek Van Holland Haven (nome e sobrenome da estação para não ter erros na hora da compra) às 20h40 – confira antes de viajar.

    Seu entendimento está certíssimo. Você terá o reembolso do trem da Holanda no embarque. É importante escolher trens locais. A passagem do trem britânico veio junto com o envelope remetido.

    O destino final do trem do porto de Harwick é na estação Liverpool, na área central de Londres, muito bem conectada com metrô ou ônibus.

    Um detalhe importante para fazer jus ao trem é, durante a compra, que deve ser feita no “site” holandês, é especificar que o ponto de partida é de qualquer estação holandesa – “Elk Station NL”

  14. Katia,

    O endereço da Stena Line para a compra da passagem saindo da Holanda é este: http://www.stenaline.nl/engeland/ferry-en-trein-londen

    Na aba do lado direito “zoek & book”, escolha “enkele reis” = só ida. Logo abaixo: Kies een station (escolha uma estação) há duas opções – “Hoek Van Holland” ( o porto de partida) e Elk NS-Station in Netherland (qualquer estação de trens da empresa NS na Holanda).

    Não clique na bandeira da Inglaterra, pois direcionará para o site inglês, onde não há esta opção específica. Use o tradutor para fazer a compra na versão holandesa e não esqueça de acrescentar a cabine. O valor será aumentado, mas o conforto de uma cama macia é inestimável. Ainda assim, sairá muito mais barato que um hotel na Holanda ou na Inglaterra.

    Outra coisa: Se solicitado, a estação final é London Liverpool Street.

  15. Monica,

    Estou querendo fazer este trajeto de Amsterdam para Londres, porém estou com dificuldades de encontrar lá no site do navio como faço para sair de Amsterdam e chega a cidade para pegar o navio.
    Você pode me ajudar? Vou no meio de outubro.
    Grata,

  16. Margarete,
    Você precisará comprar uma passagem de trem de Amsterdam até “Hoek von Holland Haven”. Nesta viagem será preciso fazer uma troca em Roterdam (não é direto).
    Ao fazer o check in no barco o valor da passagem de trem será reembolsado.
    Fique atenta ao detalhe de fazer a compra no “site” holandes ao invés do inglês.

  17. Oi Mônica!
    Estou querendo adquirir este pacote, mas de Londres a Amsterdam, será em agosto deste ano e estou querendo me antecipar Entrei no site para fazer uma simulação de valores e gostei bastante! Só não entendi sobre os tickets dos trens que fazem as ligações entre os portos e os centros das duas cidades! Pois na simulação que fiz não diz nada sobre se naquele valor está incluído estes tickes e quais os horários dos trens para os portos. Dá pra entender perfeitamente a questão dos valores de acordo com as escolhas de cabines, opções de refeições incluídas ou não e o numero de pessoas, mas fiquei na dúvida sobre os tickets dos trens.
    Se tiver como me orientar, fico grata!

    Obrigada!

  18. Boa tarde Monica,

    Chego de viagem no aeroporto de Amsterdam no dia 20/12/15 as 17:30h, gostaria de ir direto pra Londres via ferry noturno.
    já fiz toda a simulação de compra do ferry com a opção “ferry em trein”, ta tranquilo.

    Minha duvida é se ´dá tempo de sair do aeroporto e chegar a tempo do embarque, e como me deslocar (quais trens pegar) até o porto em Hoek van Hollande .

    Parabéns e obrigado pelas duvidas tiradas!!

  19. Olá Pedro Paulo,

    Mesmo sabendo que o aeroporto de Schiphol é um dos melhores do mundo, não sei se pessoalmente teria coragem de marcar uma viagem, exceto uma conexão da mesma empresa, após um voo no inverno. Embora o tempo de ligação seja teoricamente mais que suficiente, por já ter enfrentado atrasos de decolagens e pousos em cidades alternativas, prefiro não brincar com “Ligações Perigosas”.

    Em todo o caso, como você está decidido, tire partido da conveniente estação de trens dentro Aeroporto de Amsterdam. Não há ligação direta com a estação Hoek van Holland Haven (esta é a que fica junto ao embarque do ferry). Dependendo do horário a baldeação poderá ser feita em Rotterdam ou Schiedam. Como a Holanda é pequena, ainda que com troca, o tempo da viagem não chega a 1h30. O sítio da NL, a empresa de trens holandesa, na simulações de horários para as datas pretendidas, informa a direção que se deve seguir, as estações envolvidas e até as plataformas de chegada e partida. O endereço é http://www.ns.nl/en/travellers/home

  20. Excelente post.
    Uma dúvida, a imigração via navio é muito rigorosa? Pelo que ouvi a de trem é mais tranquila que é a de avião.

  21. Obrigada, Matheus

    Apesar de evitar generalizações, de fato a imigração nesta viagem foi a mais rigorosa das que passei para entrar no Reino Unido. A oficial, fez por duas vezes as mesmas perguntas em ordem invertida e pediu para abrir a bagagem. Quando estava a ponto de fazê-lo, ela perguntou se eu tinha comprovação de onde seria a hospedagem. Começando a abrir a pasta informei que também trazia a passagem de trem para a França. Ela imediatamente concedeu o visto.

    Não posso dizer se isto acontece sempre, mas trata-se uma pessoa desempenhando adequadamente seu trabalho.Meu papel é ter disponível a comprovação do real propósito de minha visita a seu país. Não senti em nenhum momento a intenção de uma recusa ao ingresso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.