A Plaza Bib Rambla em Granada

Compartilhe

Trocar figurinhas sobre o assunto viagem é sempre bom e conversar com alguém que já visitou o próximo destino é melhor ainda. Na época em que traçava o roteiro para a Andaluzia, conversando em uma festa, mencionei a ida a Granada para uma pessoa que acabava de voltar de lá. Esperando informações sobre comida ou um lugar fora do roteiro, fui aconselhada a visitar o… Alhambra!! Uau! Como não havia pensado nisso?

Plaza Bib Rambla

Ironia à parte, esta pessoa em seguida se redimiu, ao observar que, mesmo sendo um notório endereço de restaurantes turísticos, eu não deveria subestimar a Plaza Bib Rambla, bem no centro da cidade. Embora já marcada no mapa como uma possível opção para provar “tapas”, fiquei curiosa com o nome da praça e descobri que estava prestes a conhecer um lugar com muitas histórias para contar.

Plaza Bib Rambla>

A Plaza Bib Rambla é também conhecida como Plaza de las Flores, por causa de suas bancas de flores. Agradavelmente arborizada em uma área de pedestres, tem charmosos lampadários e ao centro, a bonita Fuente de los Gigantones. Para um turista desavisado, não passa de mais uma praça para uma pausa em um de seus cafés ou restaurantes no caminho para a Catedral.

Plaza Bib Rambla

A praça recebeu o nome por estar situada perto da Porta Bab Al-Ramla, um das principais entradas para a cidade pelas muralhas, e desde o tempo dos mouros sempre desempenhando importante papel na vida da cidade. Por sua proximidade, na época, com o mercado principal e a Mesquita Maior, era onde aconteciam justas e festivais.

Plaza Bib Rambla

Quando a Andaluzia passou para o domínio cristão, serviu como cenário para corridas de touros e Autos de Fé, com queima de manuscritos, livros e hereges pela Inquisição.

Plaza Bib Rambla

Apesar de, com o passar dos tempos sua aparência ter sofrido inúmeras modificações, a praça resistiu, talvez pela sua capacidade de se adaptar às necessidades de cada período. O que parece não ter mudado é a sua vocação para ser um local vibrante e testemunha tão ativamente participante na evolução de Granada.

Plaza Bib Rambla

A vida social da Plaza Bib Rambla prossegue intensa nos tempos atuais. É lá que ocorrem comemorações especiais como Corpus Christi, a Fiesta de las Cruces em maio, a Feira de Natal além de exposições e eventos. Este lugar animado, que superficialmente poderia ser tomado como mais um endereço com lojas e turísticos bares de tapas, tem muito para contar. Sua interessante e violenta história merece ser pesquisada em livro ou um computador sobre a mesa de um de seus cafés saboreando churros com chocolate.

A propósito: Aproveitei o conselho e encaixei o Alhambra na visita. Valeu!

Leave a Reply

Your email address will not be published.