Teleférico de Dubrovnik – A mais espetacular vista da cidade

Compartilhe

Teleférico de Dubrovnik

Apesar de ter sofrido severos danos durante a relativamente recente guerra contra a antiga Iugoslávia, quando declararou sua independência em 1991, a Croácia não se deixou abater por muito tempo pela destruição. Espantando a tristeza, o país se reergueu com velocidade e oferece aos visitantes paisagens belíssimas. Não é à toa que a Croácia é um destino turístico tão procurado.

Teleférico de Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik, apesar ainda mostrar algumas cicatrizes, conseguiu preservar a extraordinária arquitetura de seu Centro Histórico, ainda cercado pelas muralhas medievais. Encravada entre as montanhas e as águas cristalinas do mar Adriático, foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. É considerada a cidade fortificada mais bonita do mundo.

Teleférico de Dubrovnik Teleférico de Dubrovnik

Quando vi pela primeira vez uma fotografia com seus telhados vermelhos cercados pela muralha tendo ao fundo o mar azul, tive certeza que iria conhecer este lugar. Por questões de logística nos roteiros, a visita demorou. Dubrovnik é realmente uma cidade espetacular e, para a minha completa felicidade, consegui subindo pelo teleférico, encontrar no mirante o mesmo ponto de vista daquela imagem que tanto me encantou.

Teleférico de Dubrovnik

Construído em 1969, o “Dubrovacka Zicara” que liga o Centro Histórico ao Monte Srd, foi o primeiro teleférico no litoral do Mar Adriático, e era um dos símbolos da cidade até ser bombardeado em 1991 durante a guerra. Abandonado por algum tempo, foi posteriormente ocupado por uma danceteria e em 2010, foi reaberto para a alegria dos moradores e deslumbramento dos visitantes

Teleférico de Dubrovnik

A viagem no teleférico demora menos de cinco minutos e subir no final da tarde permite assistir ao pôr do sol e, pouco depois a cidade se iluminando com a chegada da noite. Na estação superior existem dois terraços para observar o Centro Histórico de Dubrovnik e a ilha de Lokrum bem na frente, e à direita, ao longe, as Ilhas Elafiti.

Teleférico de Dubrovnik

Na estação há um restaurante, uma loja de lembranças e um cruzeiro erguido em substituição ao anterior, um anfiteatro e um memorial ao Cerco de Dubrovnik, doado à cidade pela ilha de Brac. Ali também fica o antigo Forte Imperial, (que descobri ter sido construído por Napoleão Bonaparte) atualmente abrigando o Museu da Guerra da Independência Croata.

Teleférico de Dubrovnik

Para quem tem bastante disposição, a volta para a cidade também pode ser feita a pé, por uma trilha conhecida como “Serpentina” em degraus de pedra ziguezagueando a montanha até a estrada principal, a Jadranska Cesta. A caminhada de descida leva cerca de meia hora, é íngreme e praticamente sem sombra. Com tempo firme e temperatura amena, pode ser interessante.

Teleférico de Dubrovnik

Para atingir a estação inferior do teleférico, tive que percorrer um caminho cheio de escadarias e ruelas. Se pudesse mudar, teria escolhido um trajeto um pouco maior, porém direto e sem escadas, partindo do Portal de Pile. Forcei um trajeto no Google Maps (veja abaixo), pois se fosse me guiar pelo endereço informado na época da visita, não o teria encontrado. O horário de funcionamento do teleféricos varia conforme as estações do ano. Para informações, consulte: http://www.dubrovnikcablecar.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.