TelefericoDubrovnik

Teleférico de Dubrovnik – A mais espetacular vista da cidade

Teleférico de Dubrovnik

Apesar de ter sofrido severos danos durante a relativamente recente guerra contra a antiga Iugoslávia após declarar sua independência em 1991, a Croácia não se deixou abater por muito tempo pela destruição. Espantando a tristeza, o país se reergueu com velocidade e seu simpático povo desfruta e oferece aos visitantes cidades encantadoras em belíssimas paisagens. Não é à toa que hoje em dia a Croácia é um destino turístico tão procurado.

Teleférico de Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik, apesar de ainda mostrar algumas cicatrizes, conseguiu preservar a extraordinária arquitetura de seu Centro Histórico, ainda cercado pelas muralhas medievais. Encravada entre as montanhas e as águas cristalinas do mar Adriático foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É possivelmente a cidade fortificada mais bonita do mundo.

Teleférico de Dubrovnik Teleférico de Dubrovnik

Quando vi pela primeira vez uma fotografia com seus telhados vermelhos cercados pela muralha tendo ao fundo o mar azul tive certeza que iria conhecer este lugar. Por questões de logística nos roteiros, a visita demorou bastante. Dubrovnik é realmente uma cidade espetacular e, para a minha completa felicidade consegui, subindo pelo teleférico, encontrar o mesmo ponto de vista daquela imagem que tanto me encantou.

Teleférico de Dubrovnik

Construído em 1969, o “Dubrovacka Zicara” ligando o Centro Histórico ao Monte Srd, foi o primeiro teleférico no litoral do Mar Adriático e era um dos símbolos da cidade até ser bombardeado em 1991 durante a guerra. Abandonado por algum tempo, foi posteriormente ocupado por uma danceteria e em 2010 foi reaberto para a alegria dos moradores e deslumbramento dos visitantes.

Teleférico de Dubrovnik

A viagem no teleférico demora menos de cinco minutos e subir no final da tarde permite assistir ao por do sol e depois a cidade se iluminando com a chegada da noite – É emocionante. Na estação superior existem dois terraços para observar de um ponto de vista privilegiado o Centro Histórico de Dubrovnik e a ilha de Lokrum bem na frente, e à direita, ao longe as Ilhas Elafiti.

Teleférico de Dubrovnik

Na estação há um restaurante, uma loja de lembranças e um cruzeiro erguido em substituição ao anterior, um memorial ao Cerco de Dubrovnik, doado à cidade pela ilha de Brac além de um anfiteatro. Perto dali também está o antigo Forte Imperial (que descobri ter sido construído por Napoleão Bonaparte), atualmente abrigando o Museu da Guerra da Independência Croata.

Teleférico de Dubrovnik

Para quem tem bastante disposição, a volta para a cidade também pode ser feita a pé, por uma trilha conhecida como “Serpentina” em degraus de pedra ziguezagueando a montanha até a estrada principal, a Jadranska Cesta. A caminhada de descida leva cerca de meia hora, é íngreme e praticamente sem sombra. Estando o tempo firme e a temperatura amena, pode ser muito interessante – a vista deve ser maravilhosa.

Teleférico de Dubrovnik

Para da cidade atingir a estação inferior do teleférico, tive que percorrer um caminho cheio de escarias e ruelas. Se pudesse repetir, escolheria um trajeto um tanto maior, com subidas e descidas, porém menos complicado. Partindo do Portal de Pile, entraria na primeira rua à esquerda, a Ulica Iza Grada, acompanhando a muralha para no entrocamento entrar à esquerda na Zagrebacka Ulica e em seguida entrar à direita na Ulica Kralja Petra Kresimira IV, onde fica a estação. Forcei um trajeto no Google Maps (veja abaixo), pois se fosse me guiar pelo endereço informado, Ulica Frana Supila 35A, não o teria encontrado. O horário de funcionamento do teleféricos varia conforme as estações do ano. Para informações atualizadas, consulte o sítio.

Teleférico de Dubrovnik

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>