Piazza dei Signori em Verona – Uma Praça Poderosa

Compartilhe

A charmosa, Verona, uma das mais antigas cidades da Itália, consegue ser moderna sem abrir mão do passado glorioso. Seus bem preservados monumentos revelam o importante papel desempenhado na história do país. Reunindo exemplos de arte e arquitetura de diversas épocas, encanta o visitante que pode, em questão de minutos, conhecer edificações dos antigos romanos, da nobreza medieval, o senhorial renascimento veneziano e dos domínios de Napoleão e dos Habsburgos.

Palazzo del Capitano

Bem conectada com toda a Itália, Verona é uma cidade bonita, romântica e agradável em qualquer época do ano. Percorrer as ruas do Centro Histórico é uma excelente forma de descobrir seus encantos, da mesma forma que seus moradores gostam de fazer: Dando uma voltinha no final da tarde, a “passeggiata pomeridiana”, para ver e ser visto, tomar um “gelatto” ou sentar calmamente em um café para um aperitivo vendo o movimento das pessoas.

Piazza dei Signori

Um lugar perfeito para exercer o conhecido “dolce far niente” em uma versão multidisciplinar, é a Piazza dei Signori. Sentado em uma mesa externa de um bar saboreando seja lá o quê, o praticante desta doce arte pode conjugar a observação da vida alheia, conhecer os costumes dos habitantes da cidade e ter uma aula de história, observando os prédios da praça, que reune no mesmo espaço diferentes estilos arquitetônicos construídos em épocas distintas pelos “poderosos” da vez.

Arco della Costa

Saindo da movimentada Piazza delle Erbe, se atinge a Piazza dei Signori, também conhecida como Piazza Dante, passando sob Arco della Costa, facilmente reconhecível por causa da costela pendurada no centro. E aí se entra em um local relativamente tranquilo, apesar da importância da praça, que desde o tempo dos romanos é ocupada por quem administra a região e a cidade de Verona.

Loggia del Consiglio

A Loggia del Consiglio, também conhecida como Loggia di Fra’ Giocondo foi a primeira construção renscentista na região do Vêneto. Hoje em dia é a sede do Conselho Provincial.

Palazzo del Comune

O renascenista Palazzo del Comune, também conhecido como Palazzo della Ragione, ou Palazzo del Mercato Vecchio, provavelmente construído em 1193, para ser prefeitura da cidade.

Palazzo del Capitano

O Palazzo del Capitano, ao lado da prefeitura e com a torre renascentista original do século 12 é também chamado Palazzo Pretorio, Palazzo di Consignorio, atualmente pertence ao Município de Verona.

Palazzo Scalieri

O Palazzo di Cangrande ou Palazzo Scaligeri ou del Podestà, foi a sede do poder da região e um centro de cultura que recebia artistas, incluindo Dante Alighieri, além de residência para a dinastia dos Scala que governou por mais de um século. Hoje em dia é a sede da Prefeitura e da Província de Verona.

Palazzo dei Giudici

Construído pela República Veneziana no século 13, depois da queda dos Scalieri, o Palazzo Domus Nova ou Palazzo dei Giudice foi residência dos juízes venezianos.

Casa della Pietá e Palazzo dei Giudici

Entre o Palazzo dei Giudice e Loggia del Consiglio, a Casa della Pietà, um edifício renascentista simples com um baixo-relevo na fachada de uma mulher sentada com uma bandeira, símbolo da cidade de Verona durante o governo de Veneza.

Estátua de Dante

Embora um pouco difícil de encontrar, por ser acessada através de vielas estreitas ou por uma passagem a partir da Piazza delle Erbe, vale a pena procurá-la. É uma das mais bonitas praças de Verona e como se não bastasse, ainda homenageia Dante Alighieri, o maior poeta da língua italiana que ali esteve hospedado durante seu exílio de Florença.

Leave a Reply

Your email address will not be published.