A tranquila Plaza del Cabildo em Sevilha

Compartilhe

A cosmopolita Sevilha, capital da Região Autônoma da Andaluzia na Espanha, consegue reunir sem desafinar as comodidades de uma cidade que vive na modernidade e os antigos clichês que fantasiamos encontrar na Espanha: pátios floridos, arquitetura moura, flamenco, castanholas e (há quem goste), touradas. Somando boa comida, povo hospitaleiro e tempo quase sempre bonito, é um destino turístico muito concorrido.

Plaza del Cabildo

Concentrando grande quantidade de monumentos históricos, os bairros de Arenal e Santa Cruz, no centro histórico ou Casco Antiguo, recebem muitos visitantes para conhecer atrações como a Torre del Oro, o Teatro de la Maestranza, os Reales Alcazares, o Archivo de Indias, a Plaza del Triunfo, a Torre da Giralda e a Catedral. Com tanta gente explorando a área, é curioso descobrir que junto a tanta agitação exista uma graciosa praça que de tão sossegada, parecer não existir nos mapas: a Plaza del Cabildo.

Plaza del Cabildo

Em formato semicircular, a praça que se assemelha a um pátio interno, acompanha a fachada decorada com afrescos de um prédio de três andares com balcões floridos. No térreo, as arcadas sustentadas por colunas de mármore formam uma passagem coberta abrigando um pequeno “shopping” com lojas de antiguidades e objetos colecionáveis como selos, moedas e revistas além de artigos de decoração.

Plaza del Cabildo

Do lado oposto, há uma fonte circular e uma curiosidade: a parede é um dos poucos traços remanescentes da antiga muralha moura. A praça recebeu este nome por ficar no terreno anteriormente ocupado pelo Colegio de San Miguel administrado pelo Cabildo da Catedral ao lado. O portal, o acesso pela Avenida de la Constituición e algumas das colunas no pátio são os vestígios que restaram.

Plaza del Cabildo

A quase sempre serena Plaza del Cabildo se transforma aos domingos quando recebe uma feira de filatelia, numismática e antiguidades. Além das barraquinhas procuradas por colecionadores que vão trocar ou comprar selos e moedas, há outras vendendo artigos curiosos como cartões postais, pedras semipreciosas, insetos e outras bugigangas de antiguidade duvidosa.

Plaza del Cabildo

Minha curiosidade pela praça escondia segundas intenções: Adoro doces e tenho especial queda pelos produzidos e vendidos em conventos, frequentes na Espanha, principalmente Andaluzia (um post sobre). Normalmente com acessos difíceis de serem identificados e funcionando em horários restritos, são visitas quase sempre frustrantes ou complicadas. Pois na Plaza del Cabildo existe a conveniente loja “El Torno” que funciona em horário comercial (com “siesta”), vendendo produtos de diversos conventos de Sevilha.

Plaza del Cabildo

A pequena e discreta Plaza del Cabildo oferece uma agradável oportunidade para se escapar um pouco do calor (ou da chuva, como no dia de minha visita) e da agitação de área turística de Sevilha. Pertinho da Catedral, merece sem sacrifício algum, um pequeno desvio. O endereço de seus três acessos, que costumam ser fechados à noite, são: Avenida de la Constitución, 24, Calle Arfe, 19 e Calle Almirantazgo, 8.

Leave a Reply

Your email address will not be published.