Plaza de la Villa– Uma das mais antigas e desconhecidas atrações em Madri

Compartilhe

Com tantas atrações, uma cidade como Madri, um destino turístico concorrido e notoriamente vibrante, é no mínimo surpreendente que apesar de estar localizada no coração da cidade, em pleno centro histórico, uma área tão visitada e muito próxima das animadíssimas Plaza Mayor e Puerta del Sol, a interessante Plaza de la Villa seja tão pouco conhecida.

Casa de la Villa

Tendo sido um das principais áreas da Madri medieval, e apesar de tantas mudanças urbanísticas, seu traçado original pouco mudou até os dias de hoje.

Casa de Cisneros

Sendo um dos logradouros mais antigos da cidade, a Plaza de la Villa foi com o passar dos tempos recebendo edificações em diferentes épocas e é bastante curioso observar o contraste entre os diversos estilos arquitetônicos de Madri.

Casa de Cisneros

Convivendo harmonicamente na praça estão lá a Torre e Casa de Lujanes, a casa mais antiga de Madri, construída no século 15 em estilo mourisco, a Casa de Cisneros, em estilo plateresco, uma versão tipicamente espanhola do renascentismo do século 16 e a Casa de la Villa, um antigo palácio barroco do século 17.

Plaza de la Villa,

Esta eclética reunião torna a Plaza de la Villa um lugar especial podendo até ser encarada como uma espécie de museu exibindo o legado arquitetônico da cidade de Madri. Sua atmosfera sossegada reforça a impressão de que o tempo parou por ali.

Casa de Cisneros

A maior edificação na praça, a imponente Casa de la Villa, foi sede da prefeitura de 1693 até 2008,quando esta se mudou para o famoso Palacio de Comunicaciones, na Plaza de Cibeles. Com o mesmo estilo dos prédios da Plaza Mayor, é ligada a Casa de Cisneros, por um bonito arco na Calle Madrid, é ainda hoje utilizada para eventos e solenidades especiais.

Casa de la Villa

Do outro lado da praça, está a Casa e Torre de Lujanes, atualmente ocupada pela Real Academia de Ciencias Politicas y Morales. Outrora residência de uma das mais aristocráticas famílias de Madri, consta sem comprovação que serviu de prisão para o rei Francisco I da França, capturado em 1525 pelo rei espanhol Carlos V.

Casa de los Lujanes

No centro da praça emoldurada por um jardim florido, a estátua homenageando D. Alvaro de Bazan, ilustre almirante espanhol que se destacou na Batalha de Lepanto além de ter sido um dos idealizadores da lendária Invencível Armada.

Estátua Alvaro de Bazan

Apesar de pequena, sossegada, sem bares ou restaurantes e não ser tão procuradas por turistas, a Plaza de la Villa além de bonita e interessante tem importância histórica e, sem dúvida, merece ser conhecida. Localizada na altura do número 65 da Calle Mayor, tem como estação de metrô mais próxima a de Puerta del Sol, servida pelas linhas 1,2 e 3.

Leave a Reply

Your email address will not be published.