As criativas fontes do moderno Centro Empresarial CTBA em Madri

Compartilhe

Em uma viagem em que o roteiro contemplava a Andaluzia na Espanha, e parte da França, havia no meio um voo que partia relativamente cedo de Madri Sem vontade de acordar no meio da madrugada em Sevilha para tomar o primeiro trem e com medo de um atraso, achei prudente dormir na capital espanhola, e já tendo passado por lá alguns dia antes, escolhi a área da estação de Chamartín, pensando na descomplicada ligação com o aeroporto.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

Tendo chegado a Madri no início da noite sem vontade de ir ao centro, já que estava tão perto, fui rever, desta vez com iluminação artificial, os imponentes prédios do parque empresarial CTBA (Cuatro Torres Business Area), lá no final do Paseo de la Castellana, tão altos que são visíveis mesmo de pontos distantes na cidade.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

Os quatro prédios que compõem o centro empresarial são a Torre Caja Madrid, a Torre Sacyr, a Torre Cristal e a Torre Espacio, por enquanto os mais altos de Madri. Em um amplo terreno que também abriga um Centro Internacional de Convenções, há espaço de sobra para um criativo jardim ao nível da rua com caminhos traçados de forma sinuosa, cercas vivas e canteiros com flores.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

O relaxante e convidativo espaço durante a luz do sol cede lugar à noite a uma bonita iluminação e suas elegantes e contemporâneas fontes passam a exibir seus “efeitos especiais”: Com pequenos intervalos, os jatos de água vão sofrendo variações no fluxo e assumindo diferentes tonalidades, ora mudando de cor em conjunto ou individualmente.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

A “voltinha” para esticar as pernas acabou revelando uma inesperada e, ao menos para mim, uma nova e desconhecida atração turística em Madri. Enquanto meu lado que se diz adulto tentava decidir se aquilo era de bom ou mau gosto, meu lado criança se deleitava hipnotizado com o espetáculo.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

Embora tenha pesquisado, não consegui descobrir o horário de funcionamento das fontes do parque empresarial CTBA. Visitando o blog oficial, http://www.torresmadrid.com/blog/timelapse/fuentes-de-colores/, tudo o que consegui apurar foi que o “espetáculo” acontece todas as noites.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

Mesmo sendo um bocado afastado do centro, é uma visita que valeria a pena só para conhecer a arquitetura deste pedaço tão moderno da cidade. Somando o “show” gratuito à noite e a facilidade de transportes em Madri, já dá para anotar na lista de atrações.

CTBA (Cuatro Torres Business Area)

O endereço do Parque Empresarial CTBA é Paseo de la Castellana, 259. A estação de metrô mais próxima é Begoña na linha 10, além de diversas linhas de ônibus passando na frente e nas ruas laterais, a Av. de Monforte de Lemos e a Calle Arzobispo Morcillo, em frente ao Hospital la Paz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.