Sant Père de les Puel-les – Uma pérola na “Ciutat Vella” de Barcelona

Compartilhe

Igreja Sant Père de les Puel-les

Mesmo repleta de turistas, existem trechos em Barcelona que apesar de perto de tudo não são muito conhecidos. A abundância de atrações do Bairro Gótico acaba deixando pouco tempo para explorar com calma os demais distritos da “Ciutat Vella” e belezuras como o antigo Mosteiro de Sant Père de les Puelles ficam sem ser visitadas.

Igreja Sant Père de les Puel-les

A Plaça de Sant Père no distrito homônimo é um dos pontos mais agradáveis da cidade antiga. Suficientemente pacata sem ser vazia, tem ao centro uma bonita fonte “Modernista” em ferro fundido com o brasão da Catalunha. Arborizada e emoldurada pela imponente Igreja de Sant Père, é quase um convite para sentar em um de seus bares e apreciar a fachada antes ou depois de conhecer a igreja.

Igreja Sant Père de les Puel-les

Consagrada no ano de 945, a Igreja de Sant Père de les Puelles é uma das mais antigas de Barcelona. Fazendo parte do primeiro convento de freiras beneditinas da cidade, na época fora dos muros, é hoje em dia o que sobrou do enorme complexo.

Igreja Sant Père de les Puel-les

Tendo sofrido ataques, o convento foi incendiado, reconstruído, confiscado e finalmente demolido. Depois de tantas destruições e mudanças ao longo da história, além da igreja, apenas uma das torres originais sobreviveu. Com oito lados e seis sinos pode ser admirada da Plaça de Sant Père.

Igreja Sant Père de les Puel-les

Igreja Sant Père de les Puel-les

Apesar de tantas mudanças, a bonita Igreja de Sant Père de les Puelles não foi de todo descaracterizada. Embora com fachada gótica, a estrutura e muitos elementos de seu estilo românico original foram mantidos assegurando sua contraditória característica de simplicidade imponente.

Igreja Sant Père de les Puel-les

Ao ingressar, a luz filtrada pelos bonitos vitrais, as abóbadas e as colunas com capitéis decorados ao redor da cúpula remetem o visitante à Idade Média. Bastante interessantes também são os painéis no interior da igreja mostrando as fases do cristianismo.

Igreja Sant Père de les Puel-les

Localizada junto aos distritos do Born e La Ribera, o endereço da Paróquia de Sant Père de les Puelles é Carrer Lluis el Piadós 1. As estações de metrô mais próximas são Urquinaona e Arc de Triomf na linha 1. Outras informações e horário de abertura podem ser obtidos em http://www.parroquiasantpere.org/default.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.