Parc La Colline du Château em Nice – Panorama gratuito da Riviera Francesa

Compartilhe

Parc La Colline du Château

Normalmente ofuscada pelas vizinhas Cap Ferrat, Saint-Tropez, Cannes, ou o sofisticado Principado de Mônaco, a cidade de Nice é muito mais do que uma conveniente base para explorar a Riviera Francesa. Além de oferecer arte, cultura, praia e montanha, é bonita – Não é à toa que venha se mantendo por tanto tempo como o segundo maior destino turístico da França.

Parc La Colline du Château

Longa ou curta a estadia, há uma visita em Nice que não pode deixar de ser feita: Contemplar do alto o panorama do litoral do Mediterrâneo a partir do Parc La Colline do Château, possivelmente uma das vistas mais conhecidas através de fotografias da Riviera.

Parc La Colline du Château

Situado em uma colina entre o porto e a cidade velha, o parque herdou o nome de uma antiga fortaleza medieval, não mais existente. Em torno de suas ruínas foi criado no século 19 um bonito jardim botânico à beira-mar que continua sendo até os dias de hoje um popular espaço de lazer entre os residentes.

Parc La Colline du Château

Nice é um lugar povoado desde muito tempo, tendo já pertencido a diversas civilizações. O piso do parque com trechos em mosaicos modernos evocando o mar e as origens gregas da cidade lembra que em torno daquela mesma colina foi estabelecida a antiga colônia de “Nikaia”, que deu origem ao seu nome atual.

Parc La Colline du Château

Outro destaque do parque é a cascata construída aproveitando as ruínas da masmorra do antigo castelo. À noite, realçada pela iluminação noturna, pode ser avistada do Cours Saleya, uma tradicional rua da cidade velha lá embaixo, que por sinal, também merece ser visitado.

Parc La Colline du Château

É possível ver no parque alguns além de vestígios do castelo, como uma torre, traços da antiga catedral de Nice. Há muitas trilhas pavimentadas, um grande espaço de jogos infantis, áreas para piquenique, um café, um restaurante e uma loja de presentes.

Parc La Colline du Château

Contudo, o ponto alto é a vista, bonita em qualquer direção: Para trás as montanhas, na frente o mar. De um lado a cidade moderna, a Promedade des Anglais acompanhando a silhueta da praia na Baía dos Anjos do outro, o porto, o farol e as ladeiras e ruelas sinuosas da “Vieux-Nice”.

Parc La Colline du Château

Há diversas formas de chegar ao parque. Quem gosta de caminhar pode escolher entre as ladeiras (como as que começam na Rue Catherine Ségurane ou na Place Guynemer, por exemplo) ou pela escadaria da Rue des Ponchettes (Quaid des États-Unis), por sinal, ao lado do elevador gratuito – tentador, mas com filas. Outra alternativa é o trenzinho turístico que parte da Promenade des Anglais, na esquina com a Avenue de Verdun.

Parc La Colline du Château

Quem escolhe fazer a visita no final da tarde deve ficar atento. Não há um sinal avisando o iminente fechamento dos portões. O acesso ao Parc La Colline du Château é gratuito e o horário de funcionamento varia no decorrer do ano. Para mais informações: http://www.nice.fr/fr/parcs-et-jardins/le-parc-de-la-colline-du-chateau

2 thoughts on “Parc La Colline du Château em Nice – Panorama gratuito da Riviera Francesa”

  1. MUITO BENVINDA!!!
    COMO SEMPRE, SEU POST ESTÁ ENCANTADOR.

Leave a Reply

Your email address will not be published.