Notre Dame de Ronchamp de Le Corbusier – Um sonho difícil de ser atingido

Compartilhe

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Quem acompanha o blog, sabe do meu chamego por arquitetura, especialmente a contemporânea. Para mim, não existe roteiro completo sem ao menos um desses “sonhos de consumo”. Por questões de logística, a almejada Capela Notre-Dame du Haut, precisou esperar muitos anos para finalmente ser conhecida.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Encarapitada no alto de uma colina na pequena cidade de Ronchamp, no oeste da França, perto da fronteira com a Suíça, a capela é uma das obras mais emblemáticas do arquiteto Charles-Édouard Jeanneret, vulgo, Le Corbusier. Apesar de bastante conhecida, é pouco visitada por conta de sua localização, literalmente no meio do nada. É preciso ter vontade suficiente para justificar a viagem.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Conhecer a capela Nossa Senhora da cidade de Ronchamp é bem mais do que ir conferir uma bela estrutura de concreto projetada por um arquiteto estrelado. O processo de planejar uma coordenação azeitada das etapas da viagem, a necessidade de subir a colina por um bosque e apenas estabelecer contato visual  depois de concluída a escalada, fortalece o impacto da visita.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Apesar de pequena e das linhas simples, a capela se destaca por sua posição isolada no alto da colina, tendo o céu como pano de fundo. Contrastando com sua cor branca, o famoso telhado cinza curvado parece levitar sobre a igreja. Nos dias de chuva, a água que cai escorre por sua inclinação formando uma pequena cascata natural que alimenta uma fonte de formas abstratas na fachada do lado oeste.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

No mesmo local da capela, existiu uma anterior igualmente dedicada à Virgem Maria, destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Na atual, sendo pequena e em um lugar de peregrinação, há um altar e um púlpito no lado externo para a realização de missas ao ar livre para grande quantidade de pessoas.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

A entrada no interior dá o toque final de emoção que faz valer o sacrifício da viagem. A luminosidade que passa pelas janelas coloridas de formatos e tamanhos diferentes e pelas aberturas laterais parecem “acender” determinados pontos na parede. O foco de luz que passa por uma abertura entre a parede e o teto incidindo sobre a capela-mor transmite uma sensação quase que celestial.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

A vontade é de permanecer neste lugar especial horas a fio para examinar cada pequeno detalhe, mas se mesmo para quem está motorizado é difícil sair, quem está a pé sabe que para pegar o trem com frequência minguada ainda terá que descer a colina e caminhar quase meia hora até a estação. Portanto, é preciso voltar à realidade e monitorar o tempo.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Discretamente construído na encosta da colina fica o mosteiro das Irmãs Clarissas. Inaugurado em 2011 com um projeto de muito bom gosto do arquiteto Renzo Piano, se integra ao ambiente de forma harmoniosa com suas formas simples, tendo o respeitoso cuidado de sequer ser visto da Capela de Notre-Dame du Haut. Embora não esteja aberto para visitação, a parte externa pode ser observada.

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

O Centro de visitantes da Capela Notre-Dame du Haut funciona todos os dias da semana. Nas instalações, além da bilheteria, há uma loja com vários livros de arte e arquitetura e lembranças exclusivas. Junto aos banheiros, o espaço de alimentação, que no dia de minha ida, no inverno, oferecia apenas uma máquina automática de café. Informações detalhadas podem ser obtidas em http://www.collinenotredameduhaut.com/

Chapelle Notre-Dame-du-Haut

Fiz este sonhado passeio como um bate e volta partindo da Basiléia, na Suíça. Mesmo estando relativamente perto, as diversas baldeações e horários desencontrados dos trens tomaram praticamente o dia inteiro. Uma visita saindo de Paris é plenamente possível, embora bastante cansativa. Para uma noção dos horários do transporte local: http://www.ronchamp.fr/index.php?IdPage=1404809220

Leave a Reply

Your email address will not be published.