O empolgante Galata – Museo del Mare em Gênova

Compartilhe

Porto Antico

Sendo até hoje o maior porto do Mediterrâneo, Gênova se orgulha de sua tradição como centro de comércio internacional.  Mesmo sem a popularidade de outras cidades italianas como Roma ou Florença é um destino que surpreende pela beleza de seus ricos palácios, seu Centro Histórico e sua fantástica gastronomia.

Porto Antico

Em uma cidade tão profundamente ligada ao mar e à navegação, como Gênova, terra natal do explorador Cristóvão Colombo, nada mais natural que tantas atrações turísticas estejam próximas ou ao longo do litoral como o mais que interessante espaço de lazer no Porto Antigo.

Galata Museo del Mare

Assim como aconteceu com zonas portuárias de outras cidades, o projeto de revitalização da orla de Gênova foi um sucesso.  Com enorme variedade de atividades de lazer e cultura, um dos destaques é o Galata Museo del Mare que brilhantemente reverencia a vocação marítima da região.

Galata Museo del Mare

O Galata Museo del Mare é o maior e um dos mais importantes museus da região do Mar Mediterrâneo.  Com um ótimo acervo e modernos recursos de interatividade distribuídos em quatro andares abordando a antiquíssima relação entre o homem e o mar.

Galata Museo del Mare

O percurso que inicia no primeiro piso mostra a estreita ligação entre Gênova e o mar e a importância de Cristóvão Colombo para a navegação. Seguindo uma ordem cronológica, à medida que se sobe, são mostradas as evoluções dos instrumentos náuticos e das técnicas de construção das embarcações até chegar aos submarinos.

Galata Museo del Mare

Ainda que com boa quantidade de maquetes, antigos e bonitos mapas além de obras de arte, o que mais seduz o visitante são as atividades interativas. Réplicas em tamanho real de um galeão do século 17 e de uma escuna do século 19, que podem ser exploradas por dentro, mostram com recursos de luz e som como era o cotidiano da vida de quem trabalhava a bordo nas embarcações.

Galata Museo del Mare

Na “sala da tempestade” com projetores em 4D, sons de vento e água que respinga em um barco que balança com o movimento das ondas, é possível passar por uma vívida experiência de ser um náufrago enfrentando uma tempestade em alto mar.

Galata Museo del Mare      Galata Museo del Mare

Pouco antes de chegar ao último andar, o visitante recebe um “passaporte” e uma “passagem” para embarcar no navio a vapor “White Star” do século 20. A exposição mostra com riqueza de detalhes o contraste entres as classes de passageiros e as diferentes condições em que os imigrantes italianos que seguiam para a América viajavam naquela época.

Galata Museo del Mare

O final do percurso mostra a situação da imigração na Itália do século 21 quando passou a receber imigrantes africanos que arriscando suas vidas atravessam precariamente o Mediterrâneo, buscando, como os italianos de outrora, melhores condições de vida.

Galata Museo del Mare

O museu Galata é grande e ainda que muitas legendas sejam apenas em italiano, não chega a comprometer o entendimento. Por ser altamente instigante, a visita acaba demorando mais do que inicialmente se estima.  Por causa disso, apesar do horário de fechamento tardio, não tive a oportunidade de visitar o submarino Nazario Sauro ancorado perto da entrada nem desfrutar da vista panorâmica do porto e da cidade antiga no terraço do nível superior.

Galata Museo del Mare

O endereço do Galata Museo del Mare é Calata de Mari, 1(Darsena-Via Gramsci) e a estação de metrô mais próxima é a Darsena. Para informações pormenorizadas, horários e tipos de ingressos, consulte:http://www.galatamuseodelmare.it/jsp/index.jsp

2 thoughts on “O empolgante Galata – Museo del Mare em Gênova”

  1. Fotos magníficas, como sempre.
    Instigante e surpreendente numa cidade sem glamour para os turistas comuns.
    Mais um lugar pra conhecer.. .haja euro e tempo!

  2. Obrigada, Aline

    Visitei Gênova sem grandes expectativas e saí arrependida por não ter ficado mais. Com direito a centro histórico medieval, palácios opulentos, mar, molho pesto e uma topografia de “responsa”, vale a pena. Diferente de muitos destinos óbvios, é uma cidade real e não um parque temático.

Leave a Reply

Your email address will not be published.