O belo Jardim do Alcazar de Córdoba – Páreo duro para o Generalife do Alhambra

Compartilhe

Catedral-Mezquita

Possivelmente por causa de uma atração com a magnitude da, de fato, extraordinária Catedral-Mesquita na cidade espanhola de Córdoba, muitos dos que a visitam não criam enormes expectativas em relação aos demais pontos de interesse e, lamentando não terem tido mais de tempo, invariavelmente vão embora com uma grata impressão.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Menos concorrida que outras cidades da região da Andaluzia como Granada e Sevilha, Córdoba não se restringe à sua esplêndida igreja. Quem fica mais um pouco, tem a oportunidade de conhecer além dela, outras atrações, como o “Alcazar de los Reyes Cristianos” e seus deslumbrantes jardins.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Ainda que com aparência mourisca, o Alcazar de Córdoba foi construído depois da dominação cristã. Percorrer as torres, o bonito salão de mosaicos, os pátios, a pequena capela barroca e as termas no subsolo (os “baños árabes”) é um passeio e tanto, porém, o que mais encanta e torna a visita imperdível são os jardins.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Os jardins do Alcazar são proporcionalmente enormes com relação ao tamanho do palácio. É composto de três jardins interligados, cada um com tamanho, disposição e tratamento paisagístico diferente.

Alcazar de los Reyes Cristianos

O primeiro, na parte mais alta, que se atinge ao sair do palácio é o que proporciona uma visão panorâmica dos demais. Com palmeiras e um enorme eucalipto, é ligado aos demais por escadarias. As águas de seus dois açudes paralelos descem para alimentar os lagos dos demais jardins.

Alcazar de los Reyes Cristianos

O segundo jardim que fica do lado esquerdo, acompanha as antigas muralhas. Repleto de laranjeiras, ótima sombra para o calor, e diversos canteiros de rosas emoldurados por cercas vivas, é o que tem os caminhos mais estreitos. Escondidinha no centro fica uma belíssima fonte mourisca.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Alcazar de los Reyes Cristianos

O terceiro e maior de todos, tem três enormes lagos alinhados cruzados por chafarizes. Cercados por altos ciprestes, o jardim é enfeitado com grande quantidade de flores e esculturas. Dentre elas, destacam-se as dos reis católicos Fernando e Isabel, que residindo neste Alcazar, receberam em audiência Cristóvão Colombo que pleiteava financiamento para sua nova rota para as Índias, via Américas.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Correndo o risco de uma condenação por heresia, confesso ter gostado mais dos jardins do “Alcazar de los Reyes Cristianos” do que os incensados jardins do Alhambra de Granada, o Generalife. Embora bem menor, é tão interessante quanto e, talvez, por não ter esperado nada, surpreendeu.

Alcazar de los Reyes Cristianos

Alcazar de los Reyes Cristianos

Os que escolhem pernoitar em Córdoba podem visitar os jardins durante o dia e voltar à noite para assistir ao espetáculo de luz, som e águas, o “Córdoba, La Luz de las Culturas”, que acontece todos os dias do ano. Horários e preços: http://www.turismodecordoba.org/seccion/cordoba,-la-luz-de-las-culturas—espectaculo-en-el-alcazar

Alcazar de los Reyes Cristianos

Próximo da Catedral-Mesquita, por abrir mais cedo, o “Alcazar de los Reyes Cristianos” costuma receber boa quantidade de visitantes na parte da manhã. Fechado às segundas feiras, o endereço é: Calle de las Caballerizas Reales, s/n. Informações sobre horários e preços podem ser obitidas em
http://cultura.cordoba.es/es/equipamientos/alcazar-de-los-reyes-cristianos-1

4 thoughts on “O belo Jardim do Alcazar de Córdoba – Páreo duro para o Generalife do Alhambra”

  1. Eu adorei esse lugar!!! Nem tinha lido antes sobre lá e foi uma ótima surpresa!! Tb achei lindo o de Sevilha, além do Generalife claro! Os 3 são imperdíveis!!!

  2. Oi, Fernanda

    Também fui meio que apanhada de surpresa por este jardim – Não esperava tanto…
    Bom tê-la de volta…
    E aí? Tá indo prá onde agora?

  3. Oi estou indo visitar Córdoba agora em dezembro , e gostaria de saber se precisa reservar ingresso para visitar o Alcazar ou tem disponibilidade na hora.
    Obrigada
    Eb

  4. Olá, Eb

    Diferente do Alhambra em Granada, o ingresso para o Alcazar de Córdoba pode ser comprado na bilheteria na hora da visita. É muito bonito. Aproveite

Leave a Reply

Your email address will not be published.