Haut-de-Cagnes – Uma preciosidade pouco visitada na Riviera Francesa

Compartilhe

Conhecida pelo mar azul cristalino, temperaturas amenas e uma fantástica luminosidade tão apreciada pelos artistas plásticos, a Riviera Francesa, ou Côte d’Azur é um proveitoso destino. Agradável independente da época do ano e com cidades bonitas ou bonitas e famosas como Nice, Cannes, Saint-Tropez próximas entre si, estabelecer uma única base para explorar as demais é muitíssimo conveniente.

Haut-de-Cagnes

Com tantos visitantes circulando pela região é compreensível a enorme procura pelos lindos vilarejos na encosta, muitos com deslumbrantes vistas para o mar. Porém, o resultado é que na prática, estão sempre repletos de turistas e acabam se transformando em redutos barulhentos de lojinhas. A sorte é que alguns parecem ter sido esquecidos, como é caso de Haut-de-Cagnes.

Haut-de-Cagnes

Assim como muitos povoados medievais da região, Haut-de-Cagnes, a parte mais alta e antiga da cidade de Cagnes-sur-Mer, é um encanto de bairro com ruas estreitas, casas floridas, um antigo castelo e uma vista espetacular do mar Mediterrâneo.

  Haut-de-Cagnes   Haut-de-Cagnes

Ao contrário das próximas e igualmente belas Saint-Paul-de-Vence e Tourrettes-sur-Loup, Haut-de-Cagnes permanece o que sempre foi: um bairro sossegado com pequena quantidade de ateliers, lojas e restaurantes, a maioria com o propósito de atender às necessidades dos moradores e, curiosamente, menos procurado pelos turistas.

Haut-de-Cagnes

O maior destaque de Haut-de-Cagnes é certamente o Château Grimaldi (sim, antepassados do pessoal de Mônaco), visível da parte baixa de Cagnes-sur-Mer. A imponente fortificação do século 14 abriga atualmente o “Musée de l’olivier” além de exposições temporárias de arte contemporânea. A vista da cidade e do mar abaixo da torre do castelo é fantástica. Informações: http://www.cagnes-tourisme.com/fr/decouvrir/chateau-musee-grimaldi/presentation.html

 Haut-de-Cagnes   Haut-de-Cagnes

A Capela de Notre Dame de la Protection, com afrescos do século 16, é outro ponto alto do vilarejo. Infelizmente não pude conhecer por conta de seu horário de abertura tão restrito: Das 14h00 às 17h00, apenas nos fins de semana.

Haut-de-Cagnes

Sem dúvida, o melhor de tudo é se deixar perder e calmamente percorrer as ladeiras admirando os detalhes nas portas, jardins e floreiras nas janelas das antigas casas de pedras, reparando nos curiosos nomes das ruas ou eventualmente assistindo a uma partida de bocha na pracinha. Não existe um único ângulo que fique feio em foto.

 Haut-de-Cagnes   Haut-de-Cagnes

A visita que fiz a Haut-de-Cagnes aconteceu na baixa estação, em fevereiro, no caminho de volta de Saint-Paul-de-Vence para o hotel, em Nice. Apesar da semelhante topografia e arquitetura, tive a impressão de estar em outro planeta. Ao invés da multidão circulando pelas vielas da cidade que acabara de sair, eu era possivelmente a única turista.

Haut-de-Cagnes

Subir o íngreme caminho entre Cagnes-sur-Mer e Haut-de-Cagnes não é difícil e pode ser bastante agradável. Contudo, a tarde já tinha caído e a possibilidade de fazer o mesmo trajeto em 5 minutos nos micro-ônibus da linha 44, disponibilizados gratuitamente pela prefeitura, foi um apelo irresistível.

 Haut-de-Cagnes   Haut-de-Cagnes

A linha (circular) 44 com frequência de 15 minutos funciona todos os dias do ano. O local de embarque e desembarque em Cagnes-sur-Mer é na Square Bourdet, uma pequena rodoviária onde passam diversos ônibus da região. Nesta mesma praça estão também as paradas das linhas 200 (Nice-Cannes), 400 (Nice-Vence), 500 (Nice-Grasse, a terra do perfume).


Micro ônibus circular 44 em Cagnes: http://www.cagnes-tourisme.com/fr/informations-pratiques/bougez-en-toute-liberte/bus-ter.html

Ônibus intermunicipais: : https://www.departement06.fr/vous-deplacer-en-bus/lignes-et-horaires-3029.html

Haut-de-Cagnes

Considerando a regularidade, o bom nível de conforto e os preços irrisórios dos ônibus intermunicipais da Riviera Francesa, conhecer a graciosa Haut-de-Cagnes é um passeio totalmente descomplicado. Não demandando um dia inteiro de visita, além de ficar no trajeto entre outras também interessantes localidades, é também uma ótima opção de dobradinha.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published.