Ferrara – Uma discreta antiga capital Renascentista na Itália

Compartilhe

Ferrara

Hoje em dia uma tranquila cidade italiana na região da Emilia Romana pejada de bicicletas pelas ruas, Ferrara foi na época do Renascimento um dos mais prestigiados centros culturais da Itália e até da Europa.

Ferrara

Tendo sido por muitos séculos governada pelos senhores de Este (ou Estensi), que além do imenso poder político eram grandes mecenas, Ferrara foi também um importante polo artístico e arquitetônico.

Ferrara

Ferrara

O esplêndido legado desta época, felizmente poupado pelas guerras, é tão relevante que desde 1995 todo o Centro Histórico da cidade está inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ferrara

Apesar de ser um peso pesado em termos de obras de arte, possuir notáveis palácios e ainda estar cercada por muralhas medievais praticamente intactas, diferentemente de muitas cidades italianas, Ferrara não vive invadida por turistas.

Ferrara

Quem visita esta pacata cidade tem a oportunidade de conhecer sossegadamente um bairro medieval muito bem preservado e junto deste um imponente bairro renascentista – A divisão é marcada pelo soberbo Castello d’Este.

Ferrara

Por estar em uma movimenta linha de trens ligando Veneza a Bolonha com boa frequência diária, Ferrara é facilmente atingível por ambas as cidades. Com duração de viagens de meia hora para quem parte de Bolonha e entre cinquenta minutos a hora e meia para Veneza, Ferrara é uma excelente opção para enriquecer o passeio de quem está visitando uma destas cidades.

Ferrara

Pela quantidade e qualidade de atrações, Ferrara merece mais do que um simples bate e volta. Porém, mesmo que não seja possível uma permanência maior na cidade, ainda assim vale a pena uma breve visita de um dia.

Ferrara

Uma das vantagens de dispor de mais tempo para Ferrara é melhor administrar as visitas dividindo os inevitáveis zigue-zagues, consequência dos desencontrados horários de funcionamento. Embora grande parte das atrações abra razoavelmente cedo, há as que podem ser vistas exclusivamente à tarde, além de a grande maioria fazer intervalo para almoço.

Ferrara

Quem pretende visitar Ferrara por um dia deve evitar escolher uma segunda, dia em que muitas atrações estão fechadas. Abaixo, um roteiro com alguns pontos de interesse da cidade, bem como seus endereços e atuais horários de funcionamento:

Leave a Reply

Your email address will not be published.