Parque Madrid Río – Uma jovem atração que merece ser conhecida

Compartilhe

Depois de ter passado a maior parte da minha vida nas trevas da ignorância, vim a descobrir somente em 2011, que Madri possuía um rio. Diferente de Londres, Roma, Paris, Basileia e tantas outras cidades europeias, a capital espanhola, a não ser em situações de defesa em guerras, tem uma relação sem grande importância com o Rio Manzanares.

Parque Madrid Río

A descoberta do Rio Manzanares aconteceu quando planejando uma possível visita a Madri, buscava por novidades. Acabei encontrando informações sobre um novo e imenso parque que havia sido inaugurando acompanhando suas margens. Ambos, o rio e Parque Madrid Río foram marcados no roteiro para serem conhecidos, e assim foi feito.

Parque Madrid Río

A atual área do Parque Madrid Río era anteriormente ocupada por uma movimentada rodovia, a M-30, que corria paralela ao rio. Com o passar dos anos, a cidade se expandiu e novos bairros foram surgindo além dela, criando a necessidade da instalação de semáforos naquela que deveria ser uma via expressa.

Parque Madrid Río

Para recuperar o rio que em alguns trechos desapareceu sob a estrada e integrar a chamada “Madri de fora” ao resto da cidade, a municipalidade construiu túneis subterrâneos para a rodovia e a superfície que margeia o rio foi transformada em uma vasta área verde, o Parque Madrid Río.

Parque Madrid Río

O resultado é um lugar bonito, moderno, bem cuidado, com paisagismo muito caprichado que é agora frequentado pelos moradores e que vem também atraindo turistas para uma área outrora desvalorizada, que jamais entraria em uma programação de visita a Madri.

Parque Madrid Río

Durante a implantação do parque, as antigas pontes da cidade foram restauradas e para melhor comunicar os bairros separados pelo rio, foram criadas passarelas. Com destaque, as bonitas “gêmeas” Matadero e Invernadero, decoradas com mosaicos e a especialmente interessante Puente Monumental de Arganzuela, projetada pelo arquiteto Dominique Perrault.

Parque Madrid Río

Como não existe problema de espaço, o Parque Madrid Río conta com áreas de patinação e skate, diversas ciclovias, com vários pontos de aluguel de bicicletas. Existe um bosque de pinheiros que quando estiverem crescidos ficará magnífico e no verão, entra em funcionamento uma “praia urbana”.

Parque Madrid Río

Ao longo do caminho, embora muitos ainda em processo de instalação, cafés e restaurantes ao ar livre. Nas noites de verão, quando o calor dá uma trégua, é uma opção para se tomar um ar fresco e de alguns trechos do parque ver a iluminação da Catedral e do Palácio Real.

Parque Madrid Río

Apesar da beleza das novas passarelas, dos lagos, fontes e esculturas, da vegetação e do primoroso trabalho de restauração das antigas pontes, o que mais me provocou entusiasmo foram as áreas infantis (existem 17 no parque). Com brinquedos criativos como os caminhos em cordas suspensas presas a troncos, há os tobogãs, irresistíveis até para os adultos.

Parque Madrid Río

O Parque Madrid Rio fica em uma parte da capital espanhola pouco conhecida pelos turistas, mas que por sua beleza e apuro merece ser visitado variando um pouco a programação dos (ótimos) museus.

Parque Madrid Río

Embora por sua extensão o parque possa ser acessado de diversas estações de metrô, vale a pena começar na altura da estação de Pirámides, na linha 5 e seguir para o norte passando pela Puente Monumental de Arganzuela, pela Puente de Toledo e pelo Estádio Vicente Calderón, sede do Atlético de Madri.

Leave a Reply

Your email address will not be published.