O Pijp e o Albert Cuyp Markt em Amsterdam

Compartilhe

De Pijp, um dos bairros mais interessantes de Amsterdam, era originalmente ocupado pela classe operária. A fábrica, hoje ocupada pelo “museu” Heineken Experience, contratava mão de obra vinda dos mais variados países. Espanhóis, marroquinos, imigrantes das antigas colônias do Suriname e da Indonésia por lá se instalaram e mudaram a cara do bairro, transformando-o literalmente em uma aldeia global.

De Pijp

Por muito tempo, os alugueis baratos também atraíram famílias de classe média baixa, estudantes e artistas. Com grande quantidade de cafés bares e restaurantes servindo especialidades de variados lugares do mundo, o bairro, com atmosfera animada e multicultural, é conhecido “point” de boemia. Pouco explorado por turistas, é procurado por moradores de outros bairros, para compras no Albert Cuyp Markt.

Albert Cuyp Markt

Um dos maiores mercados ao ar livre da Europa, o Albert Cuyp Markt é uma feira onde se encontra de tudo, por preços bem menores que no centro. Funcionando de segunda a sábado das nove e meia da manhã até as cinco da tarde, tem mais de trezentas barracas vendendo toda a sorte de artigos ao longo da Albert Cuypstraat.

Albert Cuyp Markt

Com preços competitivos, é possível encontrar frutas, legumes, flores, peixes, queijos, tecidos, roupa de cama, perucas, louças, panelas, ferramentas, CDs, acessórios para bicicletas, produtos de limpeza, higiene e vestuário. Não espere “grandes marcas”, vanguarda ou luxo. A feira não tem pose ou sofisticação.

Albert Cuyp Markt

Albert Cuyp Markt

Há barracas com delícias holandesas feitas na hora, como o famoso “Stroopwafel”, batatas fritas com maionese ou o popular arenque, servido cru ou cozido, com ou sem cebolas. Com a grande concentração de imigrantes no bairro, há comida pronta dos mais variados países, utensílios e ingredientes “étnicos” para preparar em casa uma refeição que mate as saudades “da terrinha”.

Albert Cuyp Markt

Quem busca bons queijos holandeses, lindos ramos de tulipas e comidinha a preços honestos, em uma genuína atmosfera popular, este é o lugar. Dentre os acessórios para ciclistas, uma sugestão de presente: Nos mais variados padrões, as úteis sacolas de compras com duas abas, um acessório indispensável em Amsterdam.

De Pijp

Atrás das barracas do mercado, as lojas da própria Albert Cuypstraat, predominantemente de roupas femininas. Há também tecidos, artigos de cama, mesa e banho além de lembranças com preços bastante acessíveis.

Albert Cuyp Markt

O Pijp fica próximo ao Centro, na área de Oud-Zuid. Quem vem da Estação Central de trens, pode pegar os trams das linhas 16 e 24, descendo na parada Albert Cuypstraat, pertinho do mercado. Lembre-se que ele não funciona aos domingos.

4 thoughts on “O Pijp e o Albert Cuyp Markt em Amsterdam”

  1. Fica tranquila. Seus stoopwafles estão garantidos. Com um Nespresso devem ficar bem melhores.

  2. Olá,
    Quando for comê-los,não esqueça de “tapar” a xícara do café com um deles e esperar um pouquinho. O vapor vai aquecer o caramelo do recheio tornando a sua vida mais feliz.
    Beijos

  3. ADOREI O MERCADO ALBERT CUYP,, LA COMPREI ROUPAS, E DEGUSTEI DO FAMOSO PEIXE CRU, HEREN QUE NAO RESISTE E NA VOLTO COME OUTRO, KKKKKKKKKKKKKK AMEI AMSTERDAM E A EDUCAÇÃO DO POVO,,,,,,,,,, BRAZILEIROS????????????? FAÇAMOS O MESMO…………….

  4. Oi Marcio,
    Eu adoraria voltar para comer um monte de besteiras naquela adorável bagunça surpreendentemente limpa e… arrumada

Leave a Reply

Your email address will not be published.