“Bächle” – Você só encontra em Freiburg im Breisgau na Alemanha

Compartilhe

Localizada no sudoeste Alemanha, perto da fronteira com a França e a Suíça e considerada a cidade mais ensolarada e quente da Alemanha, a deliciosa Freiburg im Breisgau é um ótimo ponto de partida para quem planeja desfrutar das belezas da Floresta Negra.

Bächles

Freiburg é uma cidade universitária animada, com bons museus e uma das mais bonitas catedrais da Alemanha. É um atraente destino acostumado a receber grande quantidade de turistas que se encantam com sua arquitetura e aproveitam para, percorrendo o Centro Histórico, conhecer uma das marcas registradas da cidade, os “bächles”.

Bächles

Os “bächles” são pequenos cursos artificiais de água que correm ao longo das vielas e ruas, principalmente na área de pedestres do centro antigo. Construídos na Idade Média para abastecimento e prevenção de incêndios tinham também a função de, após passar pela cidade, irrigar os campos.

Bächles

Abastecidos pelas águas oriundas da Floresta Negra através do Rio Dreisam, boa parte desses canais depois de tantos séculos ficou “fora de moda” e, hoje em dia, circula no subsolo. Para a alegria dos moradores e visitantes, restaram muitos descobertos que ainda podem ser vistos pela cidade.

Bächles

As águas particularmente refrescantes dos “bächles” fazem a alegria dos turistas, principalmente nos meses de verão. Pessoas descalças mergulhando os pés nos pequenos regatos é uma imagem bastante comum.

Bächles

Outra finalidade contemporânea dos “bächles” é garantir a diversão das crianças. Sempre se vê alguma pilotando seu barquinho de plástico ou papel e até mesmo patinhos de borracha. Quem quiser participar da brincadeira não terá dificuldades para encontrar uma embarcação mirim, disponível em quase todas as lojas de lembranças.

Bächles

Apesar da cordialidade característica dos moradores de Freiburg, não se iluda: Se você acidentalmente tropeçar e cair em um “bächle”, prepare-se para as nem um pouco discretas risadas.

Bächles

Uma das lendas a respeito dos “bächles” diz que se um visitante saltar sobre um deles, voltará a Freiburg. Como a cidade é encantadora, é uma tarefa válida e bastante simples que pode ser cautelosamente cumprida tão logo se encontre um que seja magrinho e raso.

Bächles

A outra lenda reza que quem cai (tem que ser sem querer) em um “bächle”, se casa com um/uma freiburguense. Desde que não seja no frio, pode até ser interessante para quem sonha com uma cidadania europeia e não se incomode de morar em uma cidade tão agradável.

One thought on ““Bächle” – Você só encontra em Freiburg im Breisgau na Alemanha”

Leave a Reply

Your email address will not be published.