Museu San Gimignano 1300 – Para conhecer a cidade tal e qual na Idade Média

Compartilhe

Conhecida como a “cidade das torres”, San Gimignano, na região italiana da Toscana, justificadamente, vive repleta de turistas, atraídos por sua muito bem mantida beleza arquitetônica, por suas fortificações e muralhas e pela espetacular vista do vale ao redor, já que fica no alto de uma colina.

 

Piazza Della Cisterna

 

O fato de receber um grande fluxo de visitantes durante o dia não chega a comprometer o encanto e o caráter histórico desta antiga cidade medieval. Embora a melhor coisa a fazer em San Gimignano seja permanecer ar livre, para circulando pelas ruas e becos, admirar os prédios e procurar pelas torres, entrar no pequeno museu San Gimignano 1300 é uma exceção que vale a pena.

 

S.Gimignano 1300

 

San Gimignano 1300 é mais uma pequena exposição do que um museu. Trata-se de uma maquete que retrata como era a cidade no século catorze. Em uma escala de 1:100 inclui as 72 casas-torre existentes na época (hoje são apenas 14), símbolos das famílias poderosas durante a Idade Média.

 

S.Gimignano 1300

 

Com riqueza de detalhes, o primoroso trabalho artesanal foi executado por dois irmãos artistas e com nomes de artistas, Michelangelo e Raffaello Rubino. A reprodução em cerâmica de San Gimignano exatamente como era em 1300, foi fruto de meticulosa pesquisa em manuscritos antigos e contou com a colaboração de historiadores das universidades de Siena e de Florença.

 

S.Gimignano 1300

 

Além da precisão e fidelidade, é uma verdadeira obra de arte que, ao mostrar a antiga configuração urbana de San Gimignano, permite que se tenha a noção da riqueza e vitalidade que foi esta verdadeira metrópole medieval. O passeio pela cidade nos dias atuais fica até mais interessante, por dar a oportunidade de conferir o que foi preservado ao longo de tantos séculos.

 

S.Gimignano 1300

 

Apesar de pequena, San Gimignano1300 é uma exposição cativante. Enquanto se observa a riqueza dos detalhes de cada uma das peças, efeitos de iluminação e som mostram a transição da noite para o dia e os ruídos de uma cidade despertando, como o canto dos galos, cavalos trotando ou a movimentação no mercado.

 

S.Gimignano 1300

 

No museu San Gimignano 1300 é exibido continuamente um vídeo que narra o processo de desenvolvimento do projeto. Igualmente interessantes são a bonita coleção de mapas antigos, os escudos com os brasões das famílias e as bandeiras das contradas (bairros) da cidade. Há também uma boa loja de presentes com artigos de artesanato local.

 

S.Gimignano 1300Fonte: Google Maps

O endereço do “museu” San Gimignano 1300 é Via Costarella 3. O mapa aí em cima pode ser útil, porque apesar do pequeno tamanho da cidade, fica um pouco escondido. Abrindo todos os dias do ano às 10h00, funciona de dezembro a abril até 17h00 e nos outros meses até 18h00. Exceto por visitas guiadas, o ingresso é gratuito e doações são bem-vindas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.