Na Livraria Dominicanen em Maastrich, leitura é coisa sagrada

Compartilhe

Por muito tempo Maastricht fez parte da minha lista de desejos. Finalmente conhecida, a cidade mais antiga da Holanda, pela proximidade com as fronteiras da Bélgica e da Alemanha, pode também render ótimos passeios de um dia. Fundada pelos romanos, a cidade ainda mantém suas muralhas, tem bons museus e atrações, é bonita, animada, cosmopolita ainda conta com uma livraria única: a Dominicanen.

Boekhandel Dominicanen

Considerada uma das mais bonitas livrarias do mundo, a Boekhandel Dominicanen, ocupa uma antiga igreja do século XIII dessacralizada. Confiscada em 1794 por Napoleão para uso militar, permaneceu abandonada por mais de 200 anos. O espaço que no século passado funcionou sucessivamente como armazém, arquivo e estacionamento para bicicletas, foi restaurado em 2006 e a atual livraria inaugurada no ano seguinte.

Boekhandel Dominicanen

O projeto do escritório de arquitetura holandês Merkx + Girod recebeu merecidos prêmios. Com intervenções mínimas na estrutura, preserva os elementos góticos originais como as paredes, arcos e ornamentos em pedra e resgata os afrescos do teto. O ambiente preenchido com um mobiliário moderno dá um contraste interessante, que ao invés de brigar, destaca as qualidades das diferentes épocas.

Boekhandel Dominicanen

A solução encontrada para não mexer na estrutura da igreja e ao mesmo tempo criar espaço para acomodar o imenso acervo da livraria (e pessoas), foi a criação de uma enorme “prateleira” em aço escuro no centro, separada do prédio e com três andares. Os clientes podem “entrar nela” por escadas internas ou por elevador.

Boekhandel Dominicanen

Dentro desta imensa “prateleira de livros”, além do privilegiado ponto de vista para os vitrais, ornamentos, o antigo coro e a abside da igreja, poder chegar mais perto e admirar os detalhes do belíssimo teto não é oportunidade que aparece todos os dias.

Boekhandel Dominicanen

Na parte outrora ocupada pelo altar, funciona um aconchegante e concorrido café. O destaque fica por conta de uma enorme mesa central em forma de cruz, onde os clientes podem, com um pouco mais de espaço do que o das pequenas mesinhas ao redor, ler uma revista ou um jornal. A iluminação nesta área é bastante suave lembrando velas acesas.

Boekhandel Dominicanen

Ainda que a maior parte das publicações seja, naturalmente, em holandês, a livraria também oferece boa quantidade de livros em inglês. Lá também são vendidos livros usados, revistas, artigos de papelaria, postais e presentes ou lembranças criativas. O atual grupo que substituiu a extinta rede de livrarias “Selexyz” continua a promover eventos culturais como exposições, entrevistas com escritores, palestras, e, em quase todos os domingos apresentações musicais.

Boekhandel Dominicanen

Mesmo que os preços da livraria não sejam os menores ou conseguir um lugar no café seja difícil, vale totalmente a pena entrar para conhecer este belíssimo lugar. O acesso, bem como o bom Wi-Fi, é gratuito. A Livraria Dominicanen fica no coração de Maastricht, na Dominicanerkerkstraat 1. Informações e horários de funcionamento: https://www.libris.nl/dominicanen/

Leave a Reply

Your email address will not be published.