Compartilhe

Dois dos mais visitados posts aqui no blog tratam de conexões no Aeroporto Charles de Gaulle, perto de Paris. Um (este) explica como ir ver a Torre Eiffel com um intervalo em torno de cinco/seis horas e o outro (este) sugere um roteiro pela cidade para quem tem mais tempo. Uma dúvida frequente nos comentário de ambos é, se entre dois voos em torno de quatro horas, dá ou não para ir a Paris. Apesar de desaconselhar a aventura, continuo inconformada e pesquisando alternativas e… elas vão aparecendo. Um exemplo é o Centre Commercial Aéroville, nas proximidades do aeroporto, que tive a oportunidade de testar em uma recente viagem.

Aeroporto Charles de Gaulle

Em uma conexão com pouco mais de quatro horas, uma escapada até Paris além de temerária, frustraria a intenção de acionar o modo “repórter investigativa”, portanto, com a tranquilidade da bagagem automaticamente despachada, segui em missão com os dois outros integrantes da “equipe”, dispostos a trocar uma tediosa espera no aeroporto por qualquer mariola.

Aeroporto Charles de Gaulle - Roissypôle

Inaugurado no final de 2013, o Centre Commercial Aéroville tem como público alvo além dos turistas em trânsito ou hospedados nos hotéis vizinhos, o pessoal que trabalha no aeroporto e moradores das cercanias. Enorme, bonito e oferecendo muitas opções de comércio e serviços, apesar de localizado em uma área inóspita, por receber iluminação natural passa uma sensação de bem estar durante o dia comparada a um oásis.

Roissypôle - Terminal Rodoviário, Gare Routière

Mesmo abrindo aos domingos, é pena que o horário de funcionamento das lojas do shopping seja entre 10h00 e 20h00. Quem voa cedo ou à noite não terá como incluí-lo no roteiro. Pude visitar o Aéroville porque minha conexão aconteceu entre 11h35 e 15h25. Não utilizando taxi ou Uber, o passeio foi feito da seguinte maneira:

– Depois de passar pela imigração e seguindo a eficiente sinalização, caminhamos até a estação do CDGVAL, o serviço gratuito de trens que liga todos os terminais do aeroporto para saltamos no Terminal 3 – Roissypôle, onde fica a Rodoviária;

Aeroporto Charles de Gaulle - Roissypôle

– Há um serviço gratuito de ônibus ligando o aeroporto ao Aéroville e hotéis próximos. Ele é bastante bem sinalizado e a parada é logo no portão que dá acesso ao terminal rodoviário. Porém, com a frequência de 40 minutos não casando com nosso horário, optamos por ônibus convencionais. Voltamos ao terminal para comprar as passagens nos dispositivos de autoatendimento: Duas para cada (a ida e a volta), abrangendo apenas uma zona tarifária;

– No terminal, três linhas de ônibus nos deixariam bem perto do Aéroville: a 349 (destino Parc des Expositions RER), a 350 (destino Paris – Gare de l’Est) e a 351 (destino Paris-Nation). Embarcamos na com horário de partida mais próximo (foi o 351) para descermos cerca de dez minutos depois na parada “Marguilliers”, um lugar bem descampado. Dalí, uns 300 metros de caminhada até a entrada do Shopping na Rue des Buissons;

Centre Commercial Aéroville

Cientes de que a frequência dos transportes não era boa, saímos pelo acesso principal do Aéroville pouco antes das 14h00. Atravessamos as duas pistas para a parada de ônibus, “Rue du Té”, agora rebatizada “Aéroville”, na calçada oposta da mesma Rue des Buissons. Depois de uma espera que pareceu enorme e uma viagem de pouco mais de dez minutos, descemos na porta do terminal 2F. Uma observação: Os itinerários das linhas sofrem modificações antes das nove da manhã e nos feriados e fins de semana. Por isso, é importante consultar os horários para saber com segurança quando e onde será o local de embarque.

Apesar do ambiente muito agradável oferecendo comodidades como um bom WiFi e muitas tomadas junto aos assentos para recarga de equipamentos eletrônicos, o Aéroville não difere muito de qualquer outro shopping. Imagino que para quem esteja hospedado na região, com a conveniência do serviço de ligação gratuito em ônibus, possa ser útil driblar o tédio em um de seus cinemas ou restaurantes, que ficam abertos até mais tarde.

Não foi um passeio memorável nem imperdível, mas valeu pela experiência de ter trocado um “chá de cadeira” por uma voltinha em um bonito shopping e fazer uma refeição com valor inferior aos praticados em aeroportos. Aproveitei também para comprar uma barra de chocolate no supermercado, lembrando das restrições da bagagem de mão na inspeção antes do embarque. A visita pode também ser interessante para quem planeja comprar um chip pré-pago para o telefone (pontos de venda das operadoras Orange e SFR). Para ver a lista completa de lojas e outras informações: http://aeroville.com/

2 thoughts on “Shopping Aéroville em Roissy – Alternativa para conexões curtas no Aeroporto CDG de Paris”

1. Mônica me disseram que existem vans gratuitas do aeroporto para o aeroville Vc saberia me informar onde a pegamos? Grata

2. Olá Vania
    A resposta é atrasada (estava de viagem com um chip quebrado e, incomunicável):
    Os ônibus gratuitos do Aeroporto CDG para o Shopping Aeroville partem de junto da entrada para o terminal rodoviário (o Roissypole, localizado entre os terminais 2 e 3). No entanto, como a frequência é baixa, considere ir de ônibus convencional até lá. Repare na quarta foto do post as linhas que passam perto do Aéroville. (Acrescente aí uns dez minutos de caminhada desde a parada).

Não deixe para voltar em cima da hora para aeroporto, apesar da viagem relativamente curta, a espera pelo ônibus pode ser demorada.