Village Saint-Paul – O escondidinho do Marais em Paris

Compartilhe

Village Saint-Paul

Com enorme quantidade de atrações como museus, galerias de arte, bares, restaurantes e alguns dos prédios, praças e ruas mais antigos da cidade, é natural que o bairro do Marais em Paris seja um ímã para turistas. Apesar de famoso e exaustivamente explorado, ainda consegue manter quase que no anonimato, recantos interessantes e não muito conhecidos como o Village Saint-Paul.

Village Saint-Paul

Escondidinho em uma área antigamente conhecida como “Saint-Pol”, praticamente não sendo atingida pela reforma urbanística do Barão Haussmann – aquela que abriu os grandes bulevares no século dezenove, o Village Saint-Paul é uma espécie de “shopping” a céu aberto, abrigando lojas especializadas em objetos antigos, como porcelanas, tapete, tecidos, impressos, além de restauradores, galerias de arte e cafés.

Village Saint-Paul

Formado por cinco pátios internos conectados entre si no quarteirão formado pelas ruas Saint-Paul, Charlemagne, Jardins Saint-Paul e de l’Ave Maria o Village Saint-Paul é um lugar encantador. Entrar por uma de suas passagens cobertas dá a sensação de se ter descoberto uma pequena cidade mantida secretamente em pleno Marais.

Village Saint-Paul

O hoje pitoresco Village Saint-Paul foi até a década de 1970 um lugar insalubre que sequer contava com água corrente. Restaurado, acabou se transformando em um polo de lojas de antiguidades. Sossegado, sem veículos, com antigas árvores e videiras, algumas pequenas fontes, cada um dos pátios recebe o nome de uma cor – azul, verde, laranja, rosa e violeta.

Village Saint-Paul

Apesar da predominância de objetos antigos, o Village Saint-Paul possui também lojas com artigos modernos e normalmente fora do comum como brinquedos curiosos, bijuterias, chapéus artesanais, luminárias, utensílios de mesa, objetos de cerâmica contemporânea e itens inovadores como os da “Boutique des Inventions”.

Village Saint-Paul Village Saint-Paul

Pequeno e não oferecendo tanta quantidade de objetos antigos  como os lendários mercados de pulgas dos arredores de Paris, o Village Saint-Paul não requer, entretanto, longas viagens de metrô. É um lugar agradabilíssimo em uma área extremamente central na cidade e próximo a uma infinidade de relevantes atrações turísticas.

Village Saint-Paul

As estações de metrô mais próximas são Saint-Paul na linha 1 e Pont Marie ou Sully-Morland na linha 7. Embora o horário de funcionamento das lojas não seja padronizado, a maioria costuma abrir de quartas a domingos e a cada mês, normalmente em um fim de semana, o Village Saint-Paul abriga em seus pátios um mercado de antiguidades ao ar livre. Confira as datas no sítio oficial: http://www.levillagesaintpaul.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.