Piazza dei Signori – O coração da lindíssima Vicenza

Compartilhe

Conhecida principalmente pelo legado de obras do arquiteto Andrea Palladio, a cidade de Vicenza, na é um verdadeiro tesouro renascentista. Com um tamanho perfeito, grande bastante para oferecer bom comércio e serviços e pequena o suficiente para possa ser percorrida a pé, esta cidade é depois de Veneza o mais relevante patrimônio cultural da região do Vêneto, no norte da Itália.

Piazza dei Signori

Mesmo sendo um destino de peregrinação de arquitetos em busca dos trabalhos de Palladio, não é preciso ser especificamente um fã ardoroso de arquitetura para apreciar uma visita a Vicenza. Basta caminhar um pouco por suas ruas até atingir a Piazza dei Signori e aí então cair de amores pela cidade.

Piazza dei Signori

A Piazza dei Signori em Vicenza é sem dúvida uma das mais bonitas da Itália. Elegante sem ser pedante, é altamente convidativa e animada. Guardadas as proporções, poderia ser encarada como uma versão mais aconchegante da famosa Piazza San Marco em Veneza.

Piazza dei Signori

Contemplar esta praça dá a noção da genialidade de Palladio. Quem chega vindo da Piazza della Biade, e a vê através das duas colunas, a do leão e a do Redentor, características da antiga dominação veneziana, tem a impressão de que ela é enorme, quando na verdade é um esperto jogo de perspectiva.

Piazza dei Signori

Os edifícios que circundam a Piazza dei Signori mostram sua importância política na cidade. Dominando absoluta a Basilica Palladiana, obra monumental de Andrea Palladio, aproveitando a estrutura do Palazzo della Raggione. Como Vicenza era na época(e continua sendo) um notável centro de produção de joias, o arquiteto também projetou os alojamentos para os antigos ourives ao longo das arcadas em mármore branco. Dentro da Basílica funciona o Museo Palladiano.

Piazza dei Signori

Ao lado da Basílica está a mais antiga construção da praça, a Torre Bissara. Construída em 1174 já tendo sido aumentada e bombardeada, foi finalmente restaurada no início do século 21 e seu relógio que indica além das horas, as fases da lua, um tremendo avanço tecnológico na época, voltou a funcionar.

Piazza dei Signori

No outro lado da praça, a “vermelha” Loggia del Capitaniato, atualmente sede do Conselho Municipal, um projetado não inteiramente concluído de Palladio para servir de residência e sede do governo militar da República de Veneza, na época a autoridade máxima na cidade.

Piazza dei Signori

Ao lado da Loggia, o Palazzo del Monte di Pietà, abrigando o Centro Cultural da Fondazione Monte di Pietà di Vicenza com eventos musicais e exposições, tendo ao centro a pequena igreja barroca de San Vicenzo, padroeiro da cidade.

Piazza dei Signori

A Piazza dei Signori é de fato o coração de Vicenza e onde as coisas acontecem. É o ponto de encontro natural dos moradores no final da tarde para seus aperitivos (de preferência, o tradicional Spritz) e conversas. Recebendo nas manhãs de terça e quinta feira o mercado de alimentos, fica especialmente movimentada a cada segundo domingo do mês, exceto no verão, quando lá acontece a feira de antiguidades.

Piazza dei Signori

A beleza do conjunto arquitetônico da Piazza dei Signori, bem como outras obras espalhadas pela cidade, fazem de Vicenza uma visita imperdível, principalmente para quem está em Veneza, Verona ou até mesmo em Milão. Não é à toa que cidade e as “villas” de Palladio foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Leave a Reply

Your email address will not be published.