Mesmo sendo maravilhosa, Barcelona não é a única atração que a Catalunha tem a oferecer. Quem planeja visitar a cidade, deve reservar mais um dia na estada para conhecer o Mosteiro de Montserrat na cidade de Manresa. Este antigo destino de peregrinos foi refúgio de diversos políticos e artistas perseguidos pela ditadura durante regime de Franco.
A Basílica e o Mosteiro de Montserrat ficam encravados no alto de uma peculiar formação rochosa. Com uma vista espetacular e distante de Barcelona cerca de uma hora em viagem de trem, é um passeio bastante popular entre os catalães e um ótimo bate e volta pois a visita oferece outras atrações e atividades na área.
Além do Mosteiro e da Basílica, onde está a famosa Virgem Negra, La Moreneta (com acesso por um corredor à direita), há Museu de Monserrat com obras de Picasso, Dali e El Greco, o Espaço Audiovisual de Montserrat. Com tempo firme, vale desfrutar a paisagem percorrer as bem sinalizadas trilhas na montanha, com a ajuda ou não dos dois funiculares. Muito bacana também é o coral de meninos La Escolanía, um dos mais antigos na Europa. Eles se apresentam na Basílica de segunda à sexta às 13h00 e 18h45 e aos domingos às 12h00 e 18h45.
Em Montserrat existe uma excelente infraestrutura para visitantes e peregrinos, com cafés, restaurante e hospedagem. Caso você fique contagiado pela atmosfera de paz do lugar, pode até prolongar a estada, dormindo por lá no hotel ou na pensão que ficam na Plaça Del Monestir, acordando com o canto dos pássaros.
Os trens da linha R5 da FGC, Ferrovia da Catalunha, partem de Barcelona da Estação Plaça de Espanya com destino a Manresa. As passagens podem ser compradas no terminal de autoatendimento ou na bilheteria. Quem está em dúvida se ao desembarcar do trem quer subir até o mosteiro por teleférico ou plano inclinado ou não escolheu uma das opções de bilhetes combinados pode buscar orientação no posto de informações de Montserrat junto da plataforma.
Quem pretende fazer o passeio em alta temporada e já decidiu como quer chegar a Montserrat, pode evitar as filas da estação Plaça de Espanya comprando as passagens em terminais ou bilheterias de qualquer estação da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) em Barcelona. Há na cidade estações que são servidas apenas pelo metrô, algumas apenas pelos trens da FGC e outras pelas duas empresas, com vias e plataformas diferentes. Nos acessos, ainda no nível da rua, observe o logo antes de descer. A entrada da foto abaixo conduz aos dois serviços.
É bastante vantajoso comprar a passagem combinada ida e volta até o Montserrat. O bilhete compreende o trem para Montserrat e o acesso ao Monastério pelo “Aeri” ou pela “Cremallera”. Existem também pacotes que podem, além das passagens, incluir ingresso ao museu, refeição e viagem nos funiculares da montanha. Os valores em vigor estão neste link.
Ao comprar a passagem é preciso já ter decidido por que meio a viagem prosseguirá depois do trem. A opção teleférico, o “Aeri” dá direito a uma vista arrebatadora durando cinco minutos com os passageiros em pé. O plano inclinado, o “Funicular de Cremallera”, indicado para quem não aprecia balançar nas alturas, ou para pessoas em cadeiras de rodas. A viagem dura quinze minutos, e tem assentos. Para o primeiro, o desembarque do trem será na Estação Montserrat-Aeri. Para a segunda opção, na estação seguinte, Monistrol de Montserrat.
A escolha é definitiva, pois apesar de o preço ser o mesmo para as duas alternativas, o bilhete para o Aeri não pode ser usado na Cremallera nem vice-versa. Caso queira subir por um e descer por outro, apesar de um pouco mais caro, compre em separado a passagem combinada de trem com uma alternativa para a ida e outro com a segunda para a volta.
De Montserrat ainda partem duas linhas de funiculares para quem quer explorar a área: o “Funicular de Sant Joan” que leva até o topo da montanha, subindo cerca de 200 metros e o “Funicular de la Santa Cova”, que desce cerca de 100 metros até o caminho de Santa Cova. Os bilhetes podem ser comprados individualmente ou combinados.
Este é um passeio imperdível para quem visita Barcelona por um pouco mais de tempo. Além de sua importância histórica e religiosa Montserrat oferece uma paisagem impressionantemente bela e inesquecível. Pela facilidade de acesso proporcionada pelo bom e azeitado sistema de transportes, é definitivamente um bate e volta que, como dizem os espanhóis: Vale!
Esse passeio vale realmente a pena. Embora aparentemente confuso com tantos nomes de trens, teleféricos e planos inclinados, tudo é muito bem sinalizado.