Acostumada a receber milhares de visitantes para Basílica de Santo Antonio, a cidade italiana de Padova, ou Pádua, na região do Veneto, oferece uma monumental opção de relaxamento para os peregrinos, turistas e locais, admirável praça Prato della Valle.
Prato della Valle fica bem perto da Basílica. Dá para ir a pé ou, dependendo do cansaço/preguiça, uma viagem de uma parada no “tram”. Como o bilhete de transporte unitário, vendido em máquinas automáticas em cada estação, tem validade de 75 minutos, pode ser uma boa estratégia, se usado para um deslocamento adicional.
Famosa por sua beleza, Prato della Valle é um símbolo da cidade e, justificadamente, motivo de orgulho para os paduanos. É tida como a segunda maior praça da Europa, atrás apenas da Praça Vermelha em Moscou. Por causa do tamanho, é difícil perceber seu bonito traçado oval.
A praça é cercada por um canal com duas fileiras de estátuas de figuras ligadas a história de Pádua emoldurado ambas as margens.
De costas para o canal, são mais de 80 “vips”, entre eles, Andrea Memmo, o procurador que promoveu a construção de Prato della Valle, onde antes havia um pântano, Pietro d’Abano, Andrea Mantegna, Francesco Petrarca, Galileu Galilei e Antonio Canova, entre outros.
Quatro pontes que coincidem com os pontos cardeais atravessam o canal dando acesso ao interior da praça, a “Isola Memmia”, em homenagem a ele mesmo: Andrea Memmo.
No centro, o lago com chafariz, uma área bastante freqüentada por famílias, crianças e peregrinos.
Aos sábados, um trecho na área externa da praça é ocupada por uma feira de alimentos e, a cada terceiro domingo do mês, um mercado de antiguidades com barraquinhas de móveis, roupas, revistas, livros e objetos de decoração usados.
A comemoração da passagem do Ano Novo e a festa da Anunciação no mês de agosto são realizadas em Prato della Valle com música e fogos de artifício.
A praça também é espaço para concertos e as pistas em torno dela são muito procuradas pelos ciclistas e skatistas. No verão é comum ver gente se bronzeado durante o dia ou adolescentes reunidos até o amanhecer.
O cenário que já é bonito, fica ainda mais valorizado pelas edificações ao redor. Emoldurando “Il Prato”, a Basílica de Santa Giustina, a Loggia Amulea ou Cà Duodo e o Palazzo Zacco entre outros. Mas Prato della Valle não é tudo que Pádua tem a oferecer…
É nesta cidade que está a magnífica Cappella degli Scrovegni, com afrescos de Giotto. Quem visita Veneza deve aproveitar a proximidade (cerca de meia hora de trem) para conhecer um lugar tão encantador, como Pádua.
Vocês têm toda a razão! Eu e munha esposa estivemos em Padova em julho de 2007 e gostamos muito da cidade, da maravilhosa Piazza Prato della Valle (um “show” de beleza) e da Basilica di Sant’Antonio.
Olá José Luiz,
Padua é realmente um lugar adorável, e abriga uma das igrejas mais bonitas da cidade: A Capela Scrovegni com os magníficos afrescos em azul de Giotto. Só ela já justifica a visita.