Asam Kirche – Uma pequena notável igreja barroca em Munique

Compartilhe

Tida como a mais alegre das cidades alemãs, Munique, a capital da Baviera tem bem mais a oferecer a seus visitantes do que cerveja e Oktoberfest. Apesar de grande centro tecnológico com enorme importância econômica, mantém ainda o “glamour” dos tempos dos reis e príncipes. Percorrer a pé o centro histórico, o “Altstadt”, para ver seus prédios, fontes, igrejas e portais antigos, é programa obrigatório.

Asamkirche

Quem caminha da “Sendlinger Tor” para a famosa e linda “Marienplatz” pode escolher, por exemplo, seguir pela Sendlingerstrasse. Movimentada, cheia de lojas de marca, cafés e restaurantes, as bonitas fachadas pintadas dos prédios passam quase despercebidas por causa da concorrência dos letreiros e vitrines. Porém, no numero 62, toda a atenção é atraída pela Igreja de São João Nepomoceno, conhecida também como “Asamkirche”.

Asamkirche

Asamkirche

A igreja católica de St. Johann Nepomuk é um magnífico exemplo da arquitetura barroca e rococó da Baviera. Desde a fachada em que os adornos parecem saltar no ar dando um efeito visual incrível, até o rico interior, os detalhes são de cair o queixo. Não dá para resistir e entrar. E vale a muito a pena.

Asamkirche

A decoração da fachada desta pequena igreja se funde com a casa do lado. Foi projetada e executada pessoalmente pelos irmãos e arquitetos Cosme Damian Asam e Egid Quirin como sua igreja particular. Consta que a sacada da casa foi construída de forma a permitir que Egid, o irmão que morou na casa até o fim de seus dias, pudesse ver sempre a igreja.

Asamkirche

Os irmãos receberam formação na Itália junto com outros grandes artistas. Responsáveis por grandes trabalhos em mosteiros e catedrais em todo o sul da Alemanha, construiram esta igreja com recursos próprios e puderam criar com independência.

Asamkirche

Os mestres construtores capricharam em cada um dos detalhes, desde a decoração da porta até o opulento interior. Sem um fregues para dar satisfações, tiveram inclusive a liberdade de colocar o Altar-mor voltado para o oeste, contrário ao da maioria das igrejas, para tirar melhor partido da iluminação do sol.

Asamkirche

Esta igreja em estilo barroco mas com uma cara danada de rococó, é um excelente exemplo da versão deste movimento na Baviera. Ao entrar, a constatação é que não existe espaço sem adornos. A suave iluminação revela o elaborado trabalho e valoriza as paredes e o teto cobertos com afrescos do talentoso Cosme Asam. Como diria um personagem do filme “Jurassic Park”, os irmãos Asam não pouparam despesas.

Asamkirche

Apesar de pequena, o visitante vai precisar de algum tempo para apreciar tantos detalhes nesta suntuosa e exagerada igreja. Construida a princípio para uso particular, esta joia felizmente acabou tendo suas portas abertas para o público. Sorte para os habitantes e visitantes de Munique.

Asamkirche

A igreja St. Johann Nepomuk ou Asamkirche tem acesso gratuito e fica aberta todos os dias das nove até as cinco e meia da tarde. A estação de metrô mais próxima é a de Sendlinger Tor, servidas pelas linhas U1, U2, U3 e U6, além dos trams 16,17,18 e 27. Mais fácil impossível.

Leave a Reply

Your email address will not be published.