British Library – Onde livros de papel ainda fazem bonito

Compartilhe

Visitando Londres? Que tal conhecer uma excelente atração para todas as idades em um lugar muito bem conectado a toda a cidade, com documentos históricos, em ambiente moderno e descontraído, com uma praça bonita e relaxante, uma excelente loja de souvenires, um restaurante no terraço, três cafés que não cobram os olhos da cara e, como se não bastasse, com acesso gratuito?

British Library

Trata-se da British Library que fica próxima das estações de trens St. Pancras e Kings Cross. Tida como uma das maiores bibliotecas do mundo em quantidade de livros, foge da tradicional aparência pomposa, o que poderia intimidar o ingresso de pessoas comuns.

British Library

O prédio, que demorou mais de 36 anos para ser inaugurado, teve a construção cercada de polêmicas. O projeto de Sir Colin St John Wilson, que faz lembrar um pagode japonês, passou nos testes do tempo e da praticidade. Desde sua abertura em 1998, tem colecionado elogios e caiu no gosto dos usuários e visitantes.

British Library

Além da óbvia função de biblioteca, com instalações e modernos recursos para pesquisas, as exposições temporárias e o acervo permanente impressionam pelo conteudo e cuidadosa organização. Entre os “tesouros”, a bíblia impressa por Gutenberg, desenhos de projetos do próprio punho de Leonardo da Vinci, duas das quatro cópias existentes da Magna Carta, partituras de Mozart e Beethoven (escritas à mão) letras dos Beatles, os originais de “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, manuscritos de Jane Austen, anotações de Skakespeare, mapas antigo e muito mais.

British Library

Mesmo os que não são fanáticos por literatura saem de lá deslumbrados com a qualidade e a importância de tantos documentos históricos reunidos em um único lugar. É um verdadeiro desperdício uma atração desse porte ser tão pouco visitada, possivelmente por causa de sua localização, um pouco fora do circuito turístico.

British Library

Caso decida visitar a British Library, não esqueça de olhar o belo portão de entrada (projeto de Lida e David Kindersley) e, se houver sol, sua interessante sombra no chão. Veja também a estátua de Isaac Newton feita pelo artista britânico Eduardo Paolozzi, inspirada em um quadro pintado por William Blake.

British Library

Quem está de passagem e com bagagem, deve estudar esta visita com carinho. Tanto a Estação de St Pancras como a de Kings Cross possuem serviço de guarda volumes. Apesar do preço não camarada, deixar as malas na estação para circular livremente sem precisar retornar ao hotel para apanhá-las, pode significar um enorme ganho de tempo em uma cidade com distâncias tão grandes (e passagens caras). Considerando que o acesso a British Library é gratuito, a despesa é até um investimento.

British Library

Uma grande pena, mas compreensível, é não serem permitidas fotografias dentro da área interna da biblioteca. A British Library fica no lado norte da Euston Road, uma área facilmente alcançável de qualquer parte de Londres por diversas linhas de ônibus, trens, ou metrô – As estações mais próximas são Kings Cross/St Pancras, Euston e Euston Square. Abrindo todos os dias do ano (consulte os horários), não tem desculpa para deixar de visitar. Saia de Londres com uma excelente impressão (sim, com trocadilho).

Leave a Reply

Your email address will not be published.