Woburn walk – Charme da Londres Georgiana pertinho das estações de trens

Compartilhe

Com tantas atrações e coisas divertidas para fazer, é difícil para quem visita Londres não ficar empolgado e incorporar o ritmo plugado da cidade na tentativa de explorar e ver mais e mais. Por mais tempo que se tenha, a fonte de surpresas não esgota: uma exposição especial em um museu, um espetáculo teatral, a vista panorâmica da cidade em um novo e mega moderno prédio e até preciosidades do passado escondidas em pequenas ruas. Ao caminhar por lá, pode ser útil ativar o modo de visão 360 graus para, além de evitar esbarrões, descobrir recantos especiais como Woburn Walk.

Woburn Walk

Woburn Walk é um pedacinho esquecido do passado junto da frenética Euston Road. É impressionante o contraste entre a tranquilidade desta pequena rua e agitação de pedestres e tráfego eternamente engarrafado em uma área tão movimenta que compreende além de Euston, duas outras grandes estações de trens próximas, King’s Cross e St Pancras.

Woburn Walk

Na Londres do início dos anos 1800 pouca importância era dada aos estabelecimentos comerciais, até que Thomas Cubbitt, um bem sucedido e conceituado empreiteiro decidiu construir uma rua de pedestres, daí o nome “Woburn Walk”. Ocupada nos dos lados por lojas, foi praticamente o primeiro “shopping” da cidade.

Woburn Walk

Por toda a extensão da rua os prédios são de três andares com fachadas georgianas. Com discretas portas para o acesso dos moradores, o destaque fica por conta das lojas, ao nível da rua com largas vitrines em vidro projetadas para fora das paredes e avançado sobre as calçadas.

Woburn Walk

Esta pequena passagem presenciou no passado os encontros literários promovidos por um ilustre morador, o poeta e dramaturgo irlandês William Butler Yeats, ganhador do prêmio Nobel de Literatura. Na fachada do número cinco, há uma placa alusiva.

Filming Poirot in London-3740213028Fonte: Wikimedia Commons Autor: Judithcomm

Passados quase duzentos anos Woburn Walk ainda mantém seu charme. Com sua arquitetura peculiar e pavimentação original, já foi muitas vezes utilizada como locação de filmes de época e alguns comerciais.

Woburn Walk

Atualmente, a vocação comercial continua. Além de algumas lojas de vestuário, livros, antiguidades, cabeleireiro e um restaurante indiano, Woburn Walk dispõe de três simpáticos cafés com mesas e cadeiras ao ar livre, todos oferecendo refeições a preços razoáveis.

Woburn Walk, London-5065240842Fonte: Wikimedia Commons Autor: Judithcomm

Para quem chega ou parte de trem, pode ser uma opção de refeição tranquila e em um ambiente muito mais criativo do que na estação de Euston. Com um pouco mais de tempo, dá até para relaxar e ler um jornal ou uma revista comprados ali mesmo, na pequena livraria em Woburn Walk.

Woburn Walk

Woburn Walk passa despercebida pela maioria das pessoas indo ou vindo da estação de Euston. Quem vai a Londres e inclui no roteiro uma visita aos Estúdios Warner Bros./ Harry Potter estará, antes do embarque ou na volta do trem, muito perto e facilmente podendo conhecer esta bem conservada e escondida rua.

Leave a Reply

Your email address will not be published.