A sós – A Fortaleza de Rumeli em Istambul e eu

Compartilhe

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Conhecer esta maravilhosa fortaleza que desfruta de uma vista deslumbrante do Estreito de Bósforo é algo que enche de prazer o espírito de qualquer um. A locação é um pouco afastada das atrações mais visitadas em Istambul, porém, mesmo que aparentemente complicada, é obrigatória.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Será preciso um bocado de disposição para subir as escadarias com degraus bastante altos e irregulares, mas tanto a locação como a vista compensam o sacrifício.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

A vantagem de ir pelas próprias pernas, muito mais do que a economia de dinheiro por não aderir a um tour é o poder: Poder acordar mais tarde, poder fazer a visita pelo tempo que tiver vontade, chegar e sair por onde bem entender.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Esqueça a ideia de alugar um carro. Com um tráfego caótico e sempre engarrafado, carência de estacionamentos decentes, motoristas temerários e brigas de trânsito, comumente com agressões físicas, automóvel combina com Istambul.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Imbua-se de espírito aventureiro e, eventualmente, de paciência porque você vai encarar um “buzum”, isto mesmo, um ônibus, o popular transporte urbano de massa, que pode, dependendo da hora estar bem cheio de passageiros.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

É muito fácil chegar e sair da Fortaleza de Rumeli em transporte público e você estará contribuindo para diminuir a poluição no mundo.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

No dia da minha visita estava voltando de barca de um pulinho na Ásia (logo ali do outro lado do Bósforo- sim, a cidade de Istambul fica em dois continentes) e desci no píer de Besiktas. De lá tomei o ônibus para a fortaleza na parada “Besiktas Bahçesehir Univ” na (avenida) Besiktas Caddesi, bem na frente da praça. As alternativas de linhas são:

22 – Kabatas – Istinye Dereiçi

22RE – Kabatas – Fatih Sultan Mehmet

25E – Kabatas – Sariyer

40 – Sariyer – Taksim

40T – Taksim – Istinye Dereiçi

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Neste trajeto qualquer uma das linhas tem o mesmo itinerário, muito bonito por sinal, seguindo a orla. O desembarque é na parada Rumeli Hisari, fácil de reconhecer, por ficar pouco antes da segunda ponte que atravessa o Bósforo e logo depois de passar pela entrada da Fortaleza, à esquerda.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

O endereço da fortaleza é Tarabya Yenikoy Caddesi, 42, no bairro de Sariyer. Abre de quinta a terça feira às 09h00 e funciona no verão até 19h00 março. Nos meses de inverno o encerramento é às 17h00. Horários e preços podem ser confirmados em: http://www.muze.gov.tr/en/museums/hisarlar-muzesi-rumeli-hisari

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Para voltar de ônibus, a parada é um pouco mais perto e no mesmo lado da rua. Do portão da fortaleza basta caminhar para a esquerda. Para seguir para a Praça de Taksim, um ponto central da cidade e onde fica o metrô e inúmeros pontos de ônibus, servem as linhas 40 ou 40T. O trajeto é, em parte, pela bonita orla do Bósforo.

Fortaleza Rumeli (Rumeli Hisari)

Para descobrir como chegar a esse belíssimo monumento, consultei o simulador de viagens da IETT, a empresa de transportes públicos de Istambul: http://www.iett.istanbul/en

4 thoughts on “A sós – A Fortaleza de Rumeli em Istambul e eu”

  1. I was very impressed and felt had to get a valuable experience after reading your article. I will learn more and I’ll try to implement. thanks for sharing

  2. Obrigada,
    Espero com as informações mostrar como é simples o acesso a um monumento de excepcional beleza.

Leave a Reply

Your email address will not be published.