Convivendo com malas

Compartilhe

Aeroporto Linate

Só quem já viajou com bagagem tem a percepção do quão adequada é alcunha “mala” conferida a pessoas chatas. Uma das coisas mais enjoadas em uma viagem é lidar com essa indispensável companheira.

Aeroporto El Prat

Uma mala é como um filho pequeno: por ela você vai perder algumas noites de sono, uma antes da viagem arrumando e conferindo o conteúdo, outra na véspera da volta rearrumando, e agora, com as porcarias que você agregou ao inventário ao longo das lojinhas de souvenires, e outras tantas horas com a preocupação do excesso de peso, caso você seja usuário de companhias aéreas de baixo custo.

Aeroporto Charles de Gaulle

Vai perder tempo também despachando as benditas depois de encarar uma fila esperta no check-in, podendo aí gastar alguns trocados a mais por conta de peso extra. Vai resignadamente aguardar a aparição da dita cuja na esteira do setor de desembarque, muitas vezes disputando a “pole-position” a custa de ombradas ou enfiando o carrinho para malas nos calcanhares menos avisados.

Aeroporto El Prat

Mala é um assunto recorrente em minha vida, até porque, humana que sou também sou uma. Listo algumas observações prá lá de batidas, mas que na hora “H” podem poupar mau humor, suor e despesas adicionais:

• Use sempre malas com muitas rodinhas: quanto mais, melhor. Elas terão boa mobilidade, girando trezentos e sessenta graus, facilitando sua capacidade de manobras em calçadas estreitas – É possível “dirigi-las”, sem ter que puxar a alça – um empurrãozinho basta;


• Mala tem que ter o tamanho certo da nossa necessidade: Quanto maior, mais difícil e caro será para acomodar em guarda-volumes, largar no quarto do hotel ou enfiar no porta-malas do táxi. Para arrumar é muito mais difícil, pois as roupas que estão dentro ficam “sambando”, e chegam completamente amassadas;


• Nunca porte uma mala que você não consiga carregar, por menor que seja o tempo. Por mais luxuosa que seja a viagem, sempre haverá uma ocasião em que você terá que arrastá-la em cima de um calçamento irregular, descer uma escadaria ou subir degraus altos de um trem;


• Mala barata é aquela que vai durar uma ou no máximo duas viagens e deixar você na mão quebrando e tendo quer ser levada no colo, lógico, debaixo do sol escaldante, chuva pesada ou neve. Essa não é a hora para economizar: Abra mão de um cinema seguido de jantar e acrescente esse valor ao que estava destinado a compra da mala.

Aeroporto Schiphol

Uma boa alternativa, para quem vai passar poucas horas ou poucos dias em outra cidade, é ter uma segunda mala de mão, de preferência daquelas de nylon dobráveis, ou mesmo uma mochila. Separe os remédios e produtos de toucador indispensáveis e poucas mudas de roupa, e largue “aquela mala” em um guarda-volumes na cidade-base.

Leave a Reply

Your email address will not be published.