Plantando consciência ambiental: Jardim Botânico de Barcelona

Compartilhe

Muitas vezes por preguiça ou por pressa deixamos de dar o devido valor a lugares que visitamos. De maneira geral, e dentro do que o tempo me permite, planejo minhas viagens procurando buscar informações sobre as atrações que pretendo conhecer.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Ainda que cansativa, a tarefa é bastante proveitosa. Além de antecipar a satisfação da visita, acabo descobrindo detalhes interessantes que, além de aumentar a vontade de ir, dão sentido a cada detalhe observado no local.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Um lugar que pode praticamente passar batido pelo fato de ficar numa cidade tão cheia de apelos como Barcelona, é o seu bonito Jardim Botânico, no Parc de Montjuïc, próximo à Plaça de Espanya.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

O Jardim Botânico situado em uma colina com uma excelente vista para a cidade, é dedicado às espécies vegetais das cinco regiões com clima mediterrâneo no mundo que, apesar da enorme diversidade, corre grande risco de desaparecer por conta das atividades de nossos colegas humanos.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Um dos grandes objetivos do Jardim Botânico de Barcelona é chamar a atenção para a necessidade de preservação deste patrimônio, tornando as pessoas mais conscientes com relação ao meio-ambiente.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

As cinco regiões de clima mediterrâneo ali representadas são a Califórnia, o Chile Central, África do Sul, Sul e Sudoeste da Austrália e a bacia do mar Mediterrâneo. As plantas formam grupos de acordo com o local de origem.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Por se desenvolver em temperaturas e condições semelhantes, a vegetação destas diferentes regiões é parecida, o que torna a paisagem bastante harmônica.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Um aspecto bacana é que o projeto dos arquitetos Carlos Ferrater, Josep Lluís Canosa e Bet Figueras, procura reproduzir as exatas condições nativas das espécies.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

As plantas são reunidas obedecendo a origem geográfica e dentro do jardim como um todo, são agrupadas por tamanho. As árvores de maior porte ficam na área mais elevada da colina.

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Os arbustos de tamanho menor ficam na parte central e a vegetação rasteira na parte mais baixa do terreno. É de tirar o chapéu (se o calor não estiver muito forte, claro).

Jardì Botaníc,Parc Montjuïc

Informações sobre horários, preços e acessos podem ser obtidas neste link. A área de Montjuïc, onde fica o Jardim Botânico, tem tantas atrações interessantes que mesmo um dia inteiro de visita parecerá insuficiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.