Seguro morreu de velho

Compartilhe

Se conselho fosse bom, seria vendido (Já dizia sei lá quem). Não tenho por filosofia ficar me embarafustando pela vida alheia, mas quando me propus a escrever crônicas de viagem foi para com as minhas experiências pessoais poder ajudar os que aventuram por esse mundão. Muito do que aprendi foi em fóruns de viajantes, com excelentes dicas que me livraram de enormes roubadas.

Barcelona, Espanha Barcelona, Espanha

Os toques que a seguir são listados não constituem nenhuma novidade. Mesmo chovendo no molhado, é muito bom sair de férias, passear e voltar para casa são e salvo e cheio de boas lembranças do passeio, Portanto, aí vão alguns:

Roma, Itália Lisboa, Portugal

Roma, Itália                                                                             Lisboa, Portugal


Evite ficar zanzando com bagagem pesada pelas ruas da cidade. Você fica lento, cansado, vulnerável e num metrô lotado, inconveniente. Se você ainda não tem um hotel escolhido, deixe as malas em um guarda-volumes de uma estação de trem e daí saia em busca de hospedagem. Dá até para, depois de definido o abrigo, não perder tempo e começar a visitar as atrações pretendidas, deixando para fazer o check-in no hotel à noite.

Paris, França Paris, França


Procure saber quais são as áreas inseguras de uma cidade. Quase sempre locais próximos a estações de trens têm frequência meio esquisita. Se você pretende enfiar o pé na jaca, certifique-se da possibilidade de encontrar um taxi com facilidade, ou procure descobrir como chegar ao hotel utilizando transportes públicos. O excelente “Virtual Tourist” tem na página de cada cidade um tópico sobre o assunto: “Warnings or Dangers”.

Istambul, Turquia Istambul, Turquia

Se você não curte o GPS (um divisor de águas na minha vida de turista), use o desconfiômetro para escolher um local discreto (e sem vento) onde irá desfraldar seu bandeiroso mapa com dois metros quadrados. Se utilizar mochila, tenha sempre a certeza que está totalmente fechada e com os puxadores para a parte de baixo. Em locais com aglomeração passe a mochila para a frente: você não empata o caminho, e se livra de furtos. Considere também a possibilidade de guardar a câmera, já que vai ser praticamente impossível tirar uma foto decente no meio do povo.

Veneza, Itália Veneza, Itália


Deixe seu rastro com alguém na família ou com um amigo. Não precisa pormenorizar demais, mas é legal que alguém daqui saiba que no dia 27 de maio você provavelmente estará em Port-du-Mer-Polluide hospedado no Hotel des Barrates Frranceses, telefone ou fax tal.

Londres, Inglaterra Londres, Inglaterra

2 thoughts on “Seguro morreu de velho”

  1. Oi, Amélia

    Eu uso o GPS do telefone celular. Antes da viagem, baixo o mapa das cidades que vou visitar.Estou ficando cada vez mais viciada, mas ele me libera daqueles mapas enormes e livros pesados que carregava no século passado. Uso principalmente como mapa, mas ele me ajuda muito a localizar a filial de uma determinada loja,próxima ao lugar em que me encontro. Acho legal também que ele mapeia os meus passos e fico sabendo o quanto andei naquele dia. Assim não cometo exageros.
    Obviamente não é indispensável, mas se você resolver fazer o mesmo,leve uma bateria sobressalente para o telefone.

Leave a Reply

Your email address will not be published.