Sem risco de acabar em pizza

Compartilhe

Apesar de Roma ter sido a cidade e império mais importante do ocidente e manter até hoje fabulosos monumentos como o Coliseu, por exemplo, não adianta negar: O símbolo mais forte da Itália, a primeira associação que as pessoas fazem é a Torre de Pisa, na região da Toscana.

Piazza dei Miracoli

Um dos monumentos mais intrigantes do mundo, a Torre inclinada de Pisa começou a ser construída em 1173 e como pau que nasce torto, não tem conserto. Foi construída em terreno instável, está sempre ameaçando cair e dando despesa – igual a filho. Se até hoje, por conta de tantas intervenções, isso não aconteceu, certamente sua troncha permanência está assegurada.

Piazza dei Miracoli

Mas isso não é motivo para ficar adiando eternamente a visita. Essa é uma figurinha que não pode faltar em seu álbum de fotografias de viagem. Arrume coragem, paciência e canelas para encarar os apertados e irregulares 296 degraus da escada em caracol do campanário da Catedral de Pisa. Com trocadilho: É uma tortura.

Piazza dei Miracoli

A torre fica no Campo dei Miracoli. O complexo compreende a Catedral de Pisa, o Batistério, o Campanário (ELA), o Museo delle Sinopie e o Camposanto Monumentale. Como é de se esperar, as filas para subir a torre são monstruosas.

Piazza dei Miracoli

Comprar o ingresso online é uma ótima idéia. Há uma lista grandinha de restrições e recomendações para os visitantes. Não deixe de consultá-la, bem como horários e preços no sítio da Opera Primaziale Pisana – OPA

Piazza dei Miracoli

A cidade de Pisa é uma excelente porta de entrada para a Itália. O aeroporto Galileo Galilei é destino de diversas companhias aéreas de baixo custo. Além de ser muito próximo do centro da cidade (apenas dois quilômetros), é bem conectado. Quem pretende utilizar transporte público pode escolher ônibus ou trem. As passagens para ambos são vendidas no “Ufficio Informazioni”, que fica no saguão do aeroporto.

Piazza dei Miracoli

Os ônibus expressos da linha vermelha – LAM Rossa,(Linea ad Alta Mobilità), ligam o aeroporto à principal estação de trens, Pisa Centrale, em dez minutos. Prosseguindo a viagem, há outra parada (Torre 1) bem próxima à Piazza dei Miracoli. Para quem está sem bagagem pesada e em cólicas para ver a torre, é a melhor alternativa.

Piazza dei Miracoli

A viagem de trem da estação Pisa-Aeroporto até a de Pisa Centrale demora cinco minutos. É vantajoso para quem está com malas, pretende alugar um carro (via de regra é sempre mais barato na cidade) ou vai seguir de trem para outras cidades da Itália.

Piazza dei Miracoli

Na estação funciona um serviço de guarda volumes, ”Deposito bagagli”, que permite circular livre leve e solto em Pisa. Para quem vai seguir pela Toscana poupa o trabalho de retornar ao aeroporto (onde também existe o serviço) para pegar os cacarecos. Fique atento aos horários de funcionamento e tenha uma cópia xerográfica do passaporte para deixar com o atendente.

Piazza dei Miracoli

De Pisa Centrale até a Torre a caminhada é de 20/30 minutos. Bem em frente à Pisa Centrale há uma parada de ônibus urbanos da Compagnia Pisana Trasporti (CPT).A viagem na linha21 demora entre 10 e 15 minutos até Campo dei Miracoli. (Parada Torre1).

Piazza dei Miracoli

Há também a alternativa de se pegar um trem direto do aeroporto descendo na, estação Pisa San Rossore, que fica bem próxima a Piazza dei Miracoli. A viagem demora entre 20 e 40 minutos, por conta da parada demorada em Pisa Centrale, estação anterior. A frequencia também é menor. Consulte as alternativas no sítio da Trenitalia.

Piazza dei Miracoli

Conclusão: É um passeio tão simples e prático que até pode se transformar em um bate e volta. Uma pessoa que está em Paris no verão, época cheia de vôos extras, pode, por exemplo, fazer uma pequena extravagância, pegando num sábado ou domingo um avião de manhã, visitando o complexo e voltando no fim da tarde do mesmo dia. Contrariando o título, uma vez na Itália, por que não finalizar o programa com uma pizza?

8 thoughts on “Sem risco de acabar em pizza”

  1. Oi Mônica,
    Muuito legal!! Deu uma tremenda vontade de fazer essa viagem. Caramba,Torre de Pisa!!!!
    Como é esse bate e volta de Paris? Volta no mesmo dia? E de outros lugares? Vou para a Espanha em setembro e quero dar um pulo em Paris. Só pode em fim de semana? É muito caro?

  2. Oi Paula
    Não sei quais serão os dias de sua permanência, mas a pesquisa é simples de ser feita: só precisa um pouco de paciência.
    1 – Sim o bate e volta pode ser feito com retorno no mesmo dia. Nessa viagem do post, por exemplo, é pela Easyjet. Você entra no site e simula as datas, observando se no dia escolhido o tempo é suficiente para visitar a torre, dar uma volta e comer uma pizza por lá, mesmo que aconteça algum atraso no vôo de ida. Essa escolha de sábado ou domingo é por que há uma razoável distância entre os horários dos vôos, o que não se nos repete outros dias.
    2 – Fiz uma simulação para o dia 25/09, sábado e os horários dos vôos são: Ida: Paris Orly 07:05-08:40 Pisa. Volta Pisa 18:50-20:25 Paris Orly. Sem levar bagagem as duas passagens ficariam em torno dos 100EUR. Claro que você ainda vai precisar pagar o ônibus de Paris até Orly, perto de 6EUR, e o ônibus do aeroporto até a Torre uns 2-2,50EUR, duas vezes cada um. Fica tudo perto de 120EUR, menos de 300 reais, mais barato que uma única viagem Rio-São Paulo, por exemplo. Não é muito caro.
    3 – De outros lugares é possível, mas a grande maioria envolve um pernoite na cidade, o que pode até ser legal. Entre no sítio do aeroporto de Pisa e verifiquei que empresas voam para lá. Depois vá ao sítio dessas empresas e faça as simulações para ver se algum vôo é conveniente para você.
    4 – Se você for dormir em Pisa, ou em Lucca que é perto (Ó eu dando idéia…), pule essa diária no hotel e veja se eles guardam as malas até a volta no dia seguinte. Considere também sair da Espanha para Pisa e daí para Paris. Só que nesse caso você arcará com o custo do transporte da bagagem, o que aumenta o preço, mas pode sair mais barato que uma ida da Espanha até a França.
    5 – Notei que também é possível sair de Girona, perto de Barcelona, num esquema semelhante pela Ryanair
    Espero ter ajudado, e tomara que role.

  3. Oi,Monica,
    É para agradecer a dica. Comprei as passagens Paris/Pisa para o dia 18 de setembro. Vou comprar o ingresso para a subir a torre online para garantir. Não querendo abusar,você sabe onde posso comer uma pizza que não seja muito cara?
    Obrigada

  4. Oi, Paula,
    Que bom que você conseguiu as passagens. Excelente comprar os ingressos antecipadamente. Vai ser bom demais. Estive consultando minhas anotações e achei o restaurante onde comi, em minha opinião, uma deliciosa pizza. Foi na Pizzeria Tana, perto da Universidade. É frequentada por estudantes, portanto os preços são baixos. Fica razoavelmente próxima à Torre. Não sei se é a melhor, pois foi a única que experimentei na cidade e achei barato. O link do Google Maps: http://maps.google.com/maps?hl=en&um=1&ie=UTF-8&q=Pizzeria+Tavola+Calda+La+Tana,+Pisa&fb=1&hq=Pizzeria+Tavola+Calda+La+Tana,&hnear=Pisa,+Italy&cid=0,0,3740746520631350894&ei=FEM_TPGMIMewuAeK7-jGCg&sa=X&oi=local_result&ct=image&resnum=1&ved=0CBMQnwIwAA . A página do restaurante: http://www.pizzerialatana.com/ .

    Outra coisa, a passagem do ônibus custa pouco mais de um euro. Ela pode ser comprada no balcão de informações no saguão do aeroporto ou em na máquina junto ao terminal dos ônibus.próximo ao desembarque. Se der tempo, depois da pizza, veja também a Igreja de Santa Maria della Spina, na Lungarno Gambacorti (rua que acompanha o Rio Arno) do outro lado da margem. (tendo a Torre e o restaurante como referências). Está no caminho (veja no mapa)de quem vai para a Estação de trens Pisa Centrale,um pouco antes da Ponte Solferino.
    Boa viagem

  5. Obrigada, um lugar bonito como esse deve fazer parte da biografia de cada um de nós.

Leave a Reply

Your email address will not be published.