Tradição e modernidade de mãos dadas – Parlamento Escocês

Compartilhe

Parlamento Escocês

Edimburgo é uma cidade extremamente charmosa. Não é grande demais, tem uma linda paisagem, o pessoal é simpático, e é cercada de uma aura de mistério e histórias sobrenaturais cultivadas com gosto pelos escoceses. Passear pela famosa Royal Mile é programa obrigatório e deve ser aproveitado integralmente desde o Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyrood, incluindo as ruas transversais e “closes”.

Parlamento Escocês

Começando o passeio a partir do castelo, quem chega a Canongate, quase no final, encontra um muro formado por grandes painéis de concreto com esculturas e citações que chamam a atenção. Com um olhar já meio que hipnotizado pela paisagem dos prédios antigos, toma um choque de modernidade e dá uma acordada quando vê o do Parlamento da Escócia.
Parlamento da Escócia
Inaugurado em 2004, com projeto do precocemente falecido arquiteto espanhol Enric Miralles, o Parlamento dá uma bela sacudida na paisagem, mostrando que apesar da toda a antiga tradição a Escócia e suas instituições não estão paradas no tempo.

Parlamento Escocês

Vistos de cima, cada um dos prédios que compõem o conjunto têm o formato de folha, sendo que os últimos têm no teto uma cobertura de grama que vai inclinando até se integrar ao parque que fica na parte de trás.

Parlamento Escocês

Quem visita a cidade em dias úteis tem a oportunidade de assistir as reuniões e debates na Câmara. A entrada é gratuita, mas a reserva precisa ser feita com antecedência. A visita guiada é muito interessante e merece ser feita. Se por fora o prédio é surpreendente, a parte de dentro emociona.

Parlamento Escocês

As áreas internas têm diferentes padrões geométricos. Ligando a entrada ao pátio central, não deixe de observar a impressionante galeria e sua abóbada em concreto com representações da bandeira escocesa. É fantástico. Uma grande decepção é não se visitar ao menos um dos gabinetes, pelo que vi em fotografias, são belíssimos.

Parlamento Escocês

Parlamento Escocês

Para completar o passeio, tome um chá com bolinhos no café e dê uma passada na loja de souvenires. Não perca a oportunidade de conhecer essa singular obra arquitetônica prestigiada e reconhecida, não só no país, mas no mundo inteiro.

Parlamento Escocês

O conjunto do Parlamento da Escócia não é imponente. É belo e convidativo, atraindo democraticamente o povo para entrar e tomar parte. O autor do projeto, que já se sabia doente, foi de uma dedicação mais que carinhosa e supervisionou pessoalmente as obras. No muro que dá para a Canongate, há em uma das placas de concreto o desenho de uma paisagem da cidade velha. O esboço foi feito por Enric Miralles inspirado na vista da janela do quarto em que se hospedava no Hotel Balmoral, em Princes Street.

Parlamento Escocês
Para quem pretende visitar:


http://www.scottish.parliament.uk/vli/visitingHolyrood/

Leave a Reply

Your email address will not be published.