A Torre Einstein em Potsdam

Compartilhe

Astrophysikalisches Institut Potsdam

Um excelente passeio de um dia para o visitante de Berlim é conhecer a vizinha cidade de Potsdam que fica cerca de 25 quilômetros da capital alemã. Fácil e barato de chegar, com um passe de transporte de 24 horas para as zonas A, B e C de Berlim, os deslocamentos em trens, trams, ônibus e metrô estão garantidos em ambas as cidades. É só embarcar no S-Bahn 7 e escolher entre visitar o Palácio de Sanssouci e seu belíssimo parque, o Cecilienhof, o Parque Babelsberg e o bairro holandês ou…

Einsteinturm

Pode parecer, e é infantilidade, mas a maioria dos lugares que visitamos quando viajamos de férias são escolhidos por capricho ou curiosidade ou a reunião desses dois, dando literalmente asas à imaginação. Admiradora de JRR Tolkien autor da saga do Senhor dos Anéis e tampinha, confesso que meu lado “hobbit” foi o motivo mais forte para conhecer Potsdam e a Torre Einstein, que fica no Instituto de Astrofísica no ponto mais elevado da cidade, o Telegrafenberg.

Einsteinturm

A Torre de Einstein (Einsteinturm) é pequena, e é um perfeito exemplar da arquitetura expressionista do início do século vinte, mas não destoaria nem um pouco se fosse colocada no “Condado” perto da da casa de Bilbo e Frodo Baggins.

Einsteinturm

Projetada por Erich Mendelsohn, foi construída entre 1919 e 1921 e começou a funcionar em 1924 como um observatório astrofísico com o objetivo de através de experimentos com o telescópio provar ou derrubar a teoria da relatividade de Einstein.

Einsteinturm

O grande físico e matemático nunca chegou a trabalhar no observatório. Com a ascensão do nazismo a torre perdeu seu nome, e foi severamente danificada pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Einsteinturm

Ao completar 75 anos de existência, passou em 1999 por uma reforma e está lá positiva e operante. Até hoje o observatório solar funciona como parte do Instituto de Astrofísica de Potsdam (Astrophysikalisches Institut Potsdam).

Einsteinturm

Einsteinturm

Mesmo que você não tenha vindo da Terra Média, nem seja um “hobbit” se for visitar Potsdam, não deixe de incluir a Torre Einstein. Infelizmente não dá para conhecer o interior da torre, pois sua utilização é restrita às funções de observatório.

Einsteinturm

A Torre Einstein fica no topo do aprazível Parque das Ciências Albert Einstein, na Telegrafenberg, 40. Da estação de trens é uma andada de cerca quinze minutos. Há a opção de pegar o ônibus da linha 691 direção Telegrafenberg do outro lado da rua, na frente da estação. O passe de transporte de Berlim zonas A, B e C compreende todas as zonas da cidade de Potsdam.

Astrophysikalisches Institut Potsdam

Leave a Reply

Your email address will not be published.