Leadenhall Market – Colorindo a sisuda City em Londres

Compartilhe

A região da mega bacana “City”, poderoso e principal centro financeiro de Londres, não faz normalmente parte das prioridades de um turista visitando a cidade. Para os que programaram uma estada prolongada ou estão de regresso, sua inclusão no roteiro deve ser considerada. Conhecer a área e descobrir seus encantos é uma boa pedida.

Leadenhall Market

Escondido entre poderosos prédios de escritórios, como os impressionantes “The Gherkin” ou a sede do Lloyd’s, fica o encantador Leadenhall Market. Frequentado de segunda a sexta feira por executivos de terno e suas gravatas rosa ou roxas, que lotam na hora do almoço os restaurantes e as barracas montadas no meio do mercado oferece tentadoras (e cheirosas) iguarias de todo o mundo.

Leadenhall Market

Além dos restaurantes e do tradicional comércio de carne aves e peixes, esse “shopping” vitoriano oferece queijos, vinhos finos, roupas de “griffe”, presentes e flores. Nesse bonito espaço também acontecem diversos eventos e apresentações de músicos. Faz parte da agenda da cidade o festival anual de jazz “Sax in the City”.

Leadenhall Market

Com suas bonitas arcadas decoradas com símbolos da cidade de Londres, como grifos e dragões, em cores vivas como vermelho e dourado, o mercado tem história. O local já abrigou um fórum romano. Com a função de mercado desde o século 14, foi destruído por incêndio, reconstruído, demolido e finalmente substituído pela atual estrutura desde mil oitocentos e lá vai fumaça. É um oásis de cor em uma região de prédios tão bonitos, mas sóbrios.

Leadenhall Market

Como todo lugar antigo, Leadenhall Market tem seus personagens pitorescos. O mais conhecido é o ganso “Old Tom”. Comprado por um abatedouro no século dezoito junto com milhares de colegas, ele conseguiu escapulir da execução e acabou virando mascote da área, sendo alimentado pelos frequentadores. Viveu até os 38 anos e foi enterrado lá mesmo no mercado.

Leadenhall Market

Leadenhall Market é também muito procurado pelos fãs de Harry Potter. Lá foram gravadas algumas cenas do filme “A Pedra Filosofal”. Apesar das modificações, dá para identificar que ali é o Beco Diagonal, onde Harry comprou na “Olivares” sua varinha mágica.

Leadenhall Market

O mercado não fica muito longe da Torre de Londres. Vale a pena o desvio. Ali por perto também podem ser vistos a pequena igreja de St Helen’s Bishopsgate, a imponente coluna “The Monument” e o bucólico Jardim de St. Dunstan’s Hill.

Leadenhall Market

O endereço é: Leadenhall Market, off Gracechurch Street, City, EC3V 1LR. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 11 às 16 horas, mas o local é aberto e o acesso gratuito. Caso sua visita seja em um fim de semana dá para entrar e tirar umas fotos, mesmo com as lojas fechadas e sem a característica animação.

Leadenhall Market

As estações de metrô mais próximas são Monument, servidas pelas linhas Circle e District e Bank, servida pelas linhas Central, Northern e Waterloo & City.

http://www.leadenhallmarket.co.uk/

Leave a Reply

Your email address will not be published.