Uma jóia de cristal em Madri

Compartilhe

Como não poderia deixar de ser, a capital da Espanha é uma cidade bastante agitada. Com absurda quantidade de atrações, é de tirar o fôlego em todos os sentidos. Uma das coisas boas de Madri é sempre encontrar pelo caminho praças e espaços verdes onde um turista exagerado possa sentar e se refazer.

Madri não é cidade de poucas medidas: tudo é monumental. E seguindo o padrão, o mais conhecido parque da cidade, o Parque del Buen Retiro, El Retiro para os íntimos, é enorme. Depois de uma cansativa visita ao também grande Museu do Prado, nada mais relaxante do que entrar em seus jardins apenas para respirar e contemplar sua beleza.

Palácio de Cristal

El Retiro esconde algumas preciosidades. A grande maioria dos visitantes se limita às áreas próximas da Puerta de Alcalá na Plaza de la Independencia. É pena, pois muitos deixam de conhecer coisas interessantes e bonitas como o Palácio de Cristal.

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal realmente está em uma posição um pouco escondida. Encontrá-lo não é uma tarefa das mais árduas, pois o parque é muito bem sinalizado. Ele fica discretamente em frente a um lago com cisnes e patos e um bonito repuxo, próximo a um pequeno caminho sob uma cachoeira. Procurá-lo é um prazer.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

É uma imensa estrutura em forma de cruz, em ferro toda coberta de vidro. Já teve seus momentos de glória e períodos de quase abandono. Hoje em dia o espaço é utilizado para exposições temporárias de arte contemporânea organizadas pelo vizinho Museu Reina Sofia.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Nos dias úteis o parque é frequentado principalmente por corredores, praticantes de tai chi chuan, pessoas que vão levar os cães para passear ou ler um jornal em paz. El Retiro é muito procurado pelos madrilenos nos fins de semana. Aos domingos fica entupido de gente, com músicos, artistas de rua, dançarinos, malabaristas e palhaços.

Palácio de Cristal

O parque é realmente muito grande e fica difícil conhecê-lo bem em uma única visita. Madri é uma cidade para se voltar, mas pelo sim, pelo não, garanta-se e não perca além do Palácio de Cristal, o Palácio Velazquez e os Jardines de Cecilio Rodríguez.

A entrada principal de El Retiro fica na Plaza de la Independencia s/n, onde fica a Puerta de Alcalá. A estação de metrô mais próxima é Retiro, na linha 3. O parque fica aberto de maio a outubro das seis da manhã até a meia noite, e de novembro ao final de abril até as dez da noite. O acesso é gratuito.

http://www.parquedelretiro.es/

2 thoughts on “Uma jóia de cristal em Madri”

  1. Obrigada,
    El Retiro merece ser visitado. No verão é obrigatório, transformando-se em inestimável refúgio nos dias de calor intenso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.