Montmartre para bichados

Compartilhe

Clos Montmartre

Nove entre nove turistas que visitam Paris querem conhecer Montmartre. O lendário bairro, conhecido por seus antigos cabarés, era frequentado por escritores, artistas, bailarinas e pintores famosos como Van Gogh, Degas, Renoir, Dalí, entre outros.

Le Lapin Agile

Figurinha fácil em filmes, uma visita a Paris não fica completa sem um passeio na terra de Amélie Poulin, protagonista do filme homônimo. Mas como o próprio nome revela, Montmartre é uma colina, e portanto, repleta de ladeiras e escadarias.

Rue Saint Vincent Rue du Mont Cenis

Colega de passeios pelo velho continente e sabendo que tenho anotados alguns dos roteiros, o Fausto, recém operado das varizes e com viagem marcada para Paris, me telefona propondo um desafio: Apesar das recomendações médicas para evitar subidas, queria rever Montmartre.

Basilique du Sacré-Coeur

Como não tenho muito juízo, apoiei, e comecei a fazer um mapa para um passeio “light”. Constatando a impossibilidade de mudar a topografia do bairro, prudentemente sugeri “ir cantar em outra freguesia”, porém, o decidido recuperando argumentou que estava liberado para descidas. Ah, bom!

Place du Calvaire Rue Norvins

Pouco tempo depois, foi a vez da mana Carol levar seus esporões calcâneos para passear na “cidade luz”. Como esperado, queria conhecer Montmartre, apesar das descidas serem dolorosas para seus pés. Desta vez foi fácil: Bastou inverter o mesmíssimo roteiro “Les Incontornáveis de la Pirrambeirrá”.

Place du Tertre

Apesar das amostras serem poucas, minhas duas cobaias voltaram vivas e, até onde sei, continuam andando. Com base nos experimentos, há robustos indícios apontando para uma conclusão: Montmartre faz bem à saúde.

Moulin de la Galette

O roteiro abaixo inclui algumas das mais conhecidas atrações desta icônica área de Paris, em um caminho descendente começando na saída da estação de metrô Lamarck Caulaincourt na linha 12. Invertendo o percurso, a subida pode ser iniciada na altura da estação Blanche, que fica na linha 2 do metrô.

Se você não está bichado, nem com preguiça, não se limite a estas atrações óbvias – o bairro tem muito mais a oferecer. Saia um pouco da “rota turística”, explore as ruas menores e menos movimentadas para conhecer a “verdadeira Montmartre”.

Rue de Saules/ Rue de l'Abreuvoir

Uma alternativa para uma chegada impactante, porém, envolvendo subida por escadas, é pelo funicular que parte da Place Saint Pierre. A estação mais próxima do metrô é Anvers, na linha 2. Começar o passeio dando de cara com a Basílica de Sacré-Coeur, é coisa séria.

2 thoughts on “Montmartre para bichados”

  1. Como esse desafio aí, te proponho outro…

    Vou a Paris, em pleno verão (queria fugir disso mas não consegui), com dois casais mais velhos (meus pais: 88 e 78 anos e uns primos na casa dos 70, o marido com prótese nos dois joelhos).

    Precisava bolar alguma coisa interessante, abrangente mas não muito cansativa!!! Sugestões???

    Chegamos dia 27/7 às 14 no Charles de Gaule, ficamos 28, 29 e 30 à noite vamos dormir no Ibis do aeroporto para sair no outro dia cedo na manhã. Achei que seria melhor assim que ter que madrugar para chegar na cidade.

    Como somos 5 precisarei de traslado e imaginei pegar algum passeio no primeiro dia e no último no final do passeio já ir para o aeroporto.

    Mas preciso de dicas para esses passeios, restaurantes bons já que eles preferem almoçar e de repente passear das 15 às 20 já que deve escurecer mais tarde, não???

    Ih, abusei, né??? Mas gostei tanto de seus outros posts, segui o da conexão na minha última viagem e foi show, por isso resolvi te pedir ajuda!!!

    Obrigada já por antecipação!!!

    Carla Chaves
    Brasília, DF

  2. Olá Carla,
    Para manter junto um grupo com mobilidade um tanto reduzida, seria ideal contratar um serviço pessoal de motorista. Ficaria mais simples e barato se o ponto de partida fosse de um hotel dentro da cidade de Paris. Tendo sua “turma” encarado o pior, a longa viagem de avião, talvez fosse mais estimulante ser logo recompensada dormindo em Paris. Há uma enorme oferta de transfers do CDG para a cidade.

    Que tal reservar um hotel perto do Arco de Triunfo e, no lugar do transfer, seguir para a cidade em um dos confortáveis ônibus da Air France?

    http://www.lescarsairfrance.com/

    Como sugestão de passeio, me ocorre o Bateaubus. Com um passe de um ou dois dias, dá para conhecer um bocado de atrações ao longo do itinerário, e se bater cansaço ou calor, basta reembarcar.

    http://www.batobus.com/index.htm

    Por falar em barcos, estes também poderiam ser um bom lugar para almoçar e ao mesmo tempo contemplar a cidade de forma relaxante. Entre muitos, veja :

    http://www.bateauxparisiens.com/lunch-cruises-paris.html

    Outra ideia seriam os ônibus abertos, também com passes diários, no mesmo esquema que o barco. Existem várias empresas prestando este tipo de serviço. Por não ter utilizado, não tenho como dizer se uma é melhor que a outra. Eis alguns links:

    http://www.paris.opentour.com/pt-pt/

    http://eng.bigbustours.com/paris/home.html

    Considere também um ou mais circuitos nos trenzinhos turísticos:

    http://www.paris.fr/accueil/societe/decouverte-d-un-paris-original-a-bord-du-petit-train-bleu/rub_9651_actu_135637_port_24616

    Que a garotada se divirta…

Leave a Reply

Your email address will not be published.