Square Barye em Paris – Pausa verde entre o Marais e a Île-St Louis

Compartilhe

Passar um dia inteiro caminhando de um lado para o outro sem parar não é exatamente uma atividade atraente. Porém, se estamos de férias visitando Paris, tudo muda de perspectiva. Somos capazes de passar horas a fio batendo pernas, encarando filas de museus, metrô lotado sem sequer pensar nisso. O cansaço só é percebido muito tempo depois de os limites já terem sido ultrapassados.

Square Barye

Uma excelente característica de Paris é sua enorme quantidade de parques, jardins e praças espalhados por toda a cidade. Cotidianamente frequentados por moradores para tomar um sol, ler um jornal ou almoçar, oferecem aos combalidos pés dos turistas a oportunidade para uma breve folga.

Square Barye

Por causa da proximidade, não são poucos os visitantes que reúnem em sequência na programação de um mesmo dia o bairro do Marais e a Ilha Saint-Louis, de fato, dois lugares muitíssimo interessantes e contíguos. Entusiasmados com as inúmeras atrações do Marais, é bem possível que só percebam o cansaço após cruzar a Pont de Sully.

Square Barye

Providencialmente, logo após a ponte, já na Ilha de Saint-Louis, se localiza a Square Barye, uma praça sossegada perfeita para parar e relaxar, em um dos bancos sob a sombra das árvores e para apreciar o Rio Sena por um ângulo diferente.

Square Barye

De formato triangular, um dos lados é voltado para o Boulevard Henry IV e os outros dois para o Rio Sena. Descendo a escada no lado direito e seguindo a pequena calçada que margeia o rio atinge-se a ponta, uma pequena “praia” com vista para a Ponte de Austerlitz.

Square Barye

A Square Barye, cujo nome homenageia o escultor Antoine Louis Barye, conceituado por suas obras em bronze retratando animais e que viveu ali perto, tem um episódio curioso: Na época da inauguração foi erguido um monumento em sua memória com duas estátuas em bronze que foram removidas e derretidas durante a ocupação alemã deixando o pedestal vazio por quase setenta anos.

Square Barye

Em 2011, com o patrocínio de uma fundação cultural do Taiwan foi instalada no local uma réplica da escultura “Teseu combatendo o centauro Biénor”. Recentemente, em junho de 2014, o mesmo grupo restituiu ao seu lugar original uma cópia da segunda escultura, “o leão e a serpente”.

Mesmo que não seja preciso recarregar as baterias, fazer uma pequena pausa na Square Barye para conferir o “novo” monumento não representa um enorme sacrifício para quem está nas proximidades. O endereço da praça é 2 Boulevard Henri IV. Aberta 24 horas por dia, tem como estação de metrô mais próxima Sully Morland na linha 7.

2 thoughts on “Square Barye em Paris – Pausa verde entre o Marais e a Île-St Louis”

  1. Esta praça é tão discreta que não é difícil passar perto dela sem notar. Para quem caminhou pelo Marais e ainda vai encarar a Île Saint-Louis é uma benção para os pés.

Leave a Reply

Your email address will not be published.