Torre Asinelli em Bolonha – Símbolo da cidade com vista espetacular

Compartilhe

As Duas Torres

Bolonha, na região da Emilia Romagna é uma excelente cidade para se visitar. Conhecida como “La Grassa” por conta de sua excelente gastronomia possui um dos maiores centros históricos da Itália, repleto de ótimas atrações. Com sua posição central no país, é também uma excelente base para passeios de um dia em cidades próximas.

As Duas Torres

A imagem que simboliza Bolonha é a das famosas “Le Due Torri” – as torres Garisenda, mais baixinha e absurdamente inclinada e Asinelli, bem mais alta e não tão inclinada. Localizadas em um antigo ponto de entrada para a cidade era paisagem obrigatória para quem chegava ou saía da cidade, a atual Strada Maggiore.

Torre Asinelli

Das duas torres, apenas a Asinelli é visitável. Como foi construída no século 12 e talvez pelo fato de, na época, não terem ainda inventado o elevador ou por ter ficado “tortinha” depois, para chegar ao alto é preciso vencer quase quinhentos degraus.

Torre Asinelli

A subida ao topo da Torre Asinelli requer além de um pouco de preparo físico bastante coragem e senso de solidariedade. A única escada existente é bastante estreita e precisa ser partilhada tanto pelos que sobem como pelos que descem.

Torre Asinelli

Torre Asinelli

A escadaria apoiada nas paredes da torre, que lembra um andaime, permite observar a parte central inteiramente livre através de seus balaústres de madeira. Embora completamente segura, os degraus são também um pouco mais altos que o normal e, ainda bem, existem pequenas plataformas para uma rápida respirada. São detalhes para conferir mais valor à façanha.

Torre Asinelli

Uma vez superado o desafio, o prêmio é totalmente compensador. A vista que se tem de todo o centro de Bolonha é um verdadeiro deslumbre. Poder apreciar todos aqueles prédios vermelhos não de um longínquo mirante, mas de junto deles, só não é de tirar o fôlego, porque este foi perdido na subida.

Torre Asinelli

As torres Garisenda e Asinelli ficam na movimentada Piazza di Porta Ravegnana atingível a pé ou pelas linhas de ônibus circular T1 e T2. A entrada para a Torre Asinelli é no ângulo entre a Strada Maggiore e a Piazza della Mercanzia, funcionando todos os dias no verão entre 9h00 e 18h00 e no inverno até 17h00.

Leave a Reply

Your email address will not be published.