Amigo urso de Berlim é do bem

Compartilhe

Uma cidade com “C” maiúsculo precisa ter um bicho em seu brasão. Embora não seja clara a origem, o urso é o representante da capital da Alemanha e desde 1280. Quem visita Berlim cedo ou tarde encontrará algum, mesmo que não entre em nenhuma loja de lembranças, onde o mascote é figura onipresente.

Untitled

Inspirada na “Cow Parade’, foi promovida em 2001 uma exposição de ursos espalhados em diversas praças e ruas de Berlim. No final, muitos foram leiloados e a arrecadação foi doada para a UNICEF e entidades locais de auxílio a crianças.

Untitled

O sucesso foi tão grande, que no ano seguinte a ideia cresceu: Surgiram os United Buddy Bears. Artistas plásticos de todo o mundo foram convidados para personalizar os ursos com as características de seu país. Dispostos em um círculo, os ursos juntavam as mãos simbolizando a paz, liberdade e tolerância entre as diferentes culturas.

Untitled

Desde então a exposição vem passeando pelo mundo afora ajudando a arrecadar recursos para a UNICEF ou entidades de apoio à infância com status de embaixadores da tolerância e compreensão internacional.

Untitled

Até hoje é possível encontrar boa quantidade deles pela cidade. Quem gosta de brincar de “Caça ao Tesouro” pode começar consultando o mapa dos ursos em Berlim aqui. Aproveite para conhecer as ações e eventos promovidos pela “United Buddy Bears”.

2 thoughts on “Amigo urso de Berlim é do bem”

  1. Olá,
    Que bom que você gostou. Incentivos são sempre bons.

Leave a Reply

Your email address will not be published.