Quem mora em Atenas tem como programa para as manhãs de domingo tomar café na área e dar uma chegada no “Mercado de Pulgas” em Monastiraki. A antiga feira é uma verdadeira instituição na cidade.
Nela, e nas lojas que ficam nas proximidades, é possível encontrar as coisas mais bizarras como uniformes nazistas ou capacetes romanos. As lojas de antiguidades e velharias em torno da feira vendem grandes barganhas e enormes roubadas.
Toda a sorte de tranqueira está ali a espera dos fregueses e, pechinchar faz parte do ritual. Vem gente de toda a parte para vender e para comprar.
A maior diversão é o clima do lugar: todo mundo dá uma passadinha por lá para espiar as bugingangas e, eventualmente, levar para casa alguma “preciosidade”.
Em volta da praça Monastiraki e nas ruas adjacentes a animação corre solta. Lá se encontra uma enorme quantidade de restaurantes, muitos deles com cantores e músicos que aproveitam o domingão para se apresentar.
Tomar café da manhã ou almoçar pela região é um hábito comum do ateniense e, de fato, nesta área se encontra comida com preços para todos os bolsos, não fosse Atenas o berço da democracia. E a maioria é barata e absurdamente cheirosa.
Se você planeja fazer sua refeição matinal ou almoçar por ali no domingo, procure chegar cedo: Depois do meio-dia é impraticável encontrar uma mesa, e a solução terá que ser comprar comida para viagem e tentar achar um lugar para sentar na Praça Monastiraki ou sair andando e saboreando seu divino “souvlaki”.
Mesmo que você não esteja interessado em comprar nada da feira, vale a pena ir até lá. A atmosfera é bem legal. Ali bem perto tem pencas de lojas com enorme variedade de lembranças, lojas de roupas, sapatos, jóias, artesanatos, temperos, cafés com preços dificilmente mais em conta que no centro da cidade. A diversão é garantida – só não espere mercadorias “premium”.
Se sua visita não compreende um domingo não precisa desanimar: embora a feira só aconteça nesse dia , nos outros encontrará um ou outro expositor, e claro, as lojas e as ótimas tavernas funcionando. Sem sombra de dúvida será muito mais tranquilo encontrar uma mesa para sentar e almoçar. Só não é possível garantir silêncio, porque o povo lá é chegado a falar bastante alto.
A sugestão continua valendo mesmo em visita curta a Atenas que inclua um domingo. Não deixa de ser uma opção de compras, já que a grande maioria das lojas não abre nesse dia. Chegar à feira é bem simples: Basta tomar o metrô linhas 1 ou 3 e descer na estação Monastiraki.