Uma pontinha de inveja…

Compartilhe

Amsterdam é tudo de bom. É uma cidade absurdamente cosmopolita, abriga todas as tribos, tem uma ótima rede de transportes, museus maravilhosos, a comida é legal. Por ser uma cidade pequena, fica fácil para um turista aproveitar, sem perder muito tempo com deslocamentos,a imensa quantidade de atrações que agradam aos mais diferentes gostos.

Java Eiland

Dá até para variar um pouco o cardápio saindo um pouco do encantador centro antigo, e dar um pulo até a Java Eiland, que fica perto da Estação Central de trens, e perceber que Amsterdam não ficou parada no tempo. Sem abrir mão da belíssima arquitetura dos antigos bairros, a cidade se permite novas experiências. A região dessas pequenas ilhas estava cheia de galpões em péssimo estado, alguns invadidos, completamente degradada e mal frequentada.

Java Eiland

A revitalização dessa área começou na década de 1990. Arquitetos de diversas partes do mundo transformaram prédios inteiramente abandonados em um bairro residencial com uma interessante diversidade de edificações.

Java Eiland

Quem mora aí deve ter uma qualidade de vida bastante legal: muitas das casas posuem quintal ( olha a foto da saída dos fundos aí em cima) e quem tem barco, pode deixá-lo estacionado na porta de casa.

Java Eiland

Mas o barato mesmo são as pontes: São todas diferentes com uma estética bastante irreverente.

Java Eiland

Parece que a inspiração saiu de um caderno de desenho da nossa infância.

Java Eiland

Por serem baixas, somente pequenas embarcações trafegam sob essas pontes. A utilização delas é restrita a pedestres e ciclistas, ou seja, tráfego pesado e poluição ficam de fora. Nada que perturbe a tranquilidade da área residencial.

Java Eiland

Você sente como se estivesse em uma Veneza pós-moderna.

Java Eiland

No final da península, uma passarela em vermelho, a Ponte Python, conduz ao longo da Scheepstimmermanstraat até a Borneo-Eiland, outra interessante ilha, também devidamente remasterizada com batava competência.

Java Eiland

Para chegar lá:

– Ônibus linha 42 saindo da Centraal Station (da parada Kamperbridge) direção KNSM Eiland, descendo na parada Azartplein.

– Tram linha 26, saindo da Centraal Station direção IJburg. Descer na parada Kattenburgerstraat e atravessar a rua. Utilizar a passagem sob o galpão ‘de Zwijger’, e atravessar a ponte ‘Jan Schaefer’.

– Metrô da estação Centraal, linhas 51, 53 ou 54 até Weesperplein e de lá o Tram linha 10, direção Azartplein, descendo na parada final.

2 thoughts on “Uma pontinha de inveja…”

  1. Tem um monte de outras bem bonitinhas também. O bairro é bem legal e foge um pouco da imagem padrão que a gente faz de Amsterdam.

Leave a Reply

Your email address will not be published.