Vamos Ramblar?

Compartilhe

Não existe quem visite Barcelona e deixe de pelo menos uma vez circular pela Rambla. Sem sombra de dúvida está entre as ruas mais famosas do mundo, e provavelmente a mais conhecida atração da cidade.

Las Ramblas

Na verdade a Rambla não é uma única rua. Ela é formada por várias pequenas Ramblas, daí ser chamada de Las Ramblas, no plural.

Las Ramblas

Começando na Plaça de Catalunya e seguindo em direção ao mar, passamos pela Rambla de Canaletes, Rambla dels Estudis, Rambla de Sant Josep, Rambla dels Caputxins, e Rambla de Santa Monica. Depois da construção do Shopping Maremagnum foi também incorporada a Rambla de Mar.

Las Ramblas

Com cerca de 1200 metros,sendo a passarela central exclusiva para pedestres, a Rambla é agradavelmente arborizada.

Las Ramblas

A Rambla estimula os sentidos a cada passo, mas é o tipo do passeio que você precisa fazer “plugado”. Se for espiar uma loja ou se dirigir a algum restaurante, ou hotel , pare de ficar olhando para o alto, e preste atenção. Nas laterais existem pistas para veículos: cuidado na travessia.

Las Ramblas

Em qualquer época do ano a Rambla é ocupada por hordas de turistas.

Las Ramblas

Este é um programa que necessariamente deve ser a pé, para que se possa curtir as mais criativas estátuas vivas representadas pelos artistas de rua, as bancas de flores, lojas de souvenirs, os prédios, e as pessoas desfilando.

Las Ramblas

Faz parte do folclore tomar um gole de água das Fonts Canalets, um popular ponto de encontro na cidade. Dizem que quem dela bebe se apaixona por Barcelona e que por mais longe que vá, voltará sempre.

Las Ramblas

Chovendo no molhado, lembro que inevitavelmente qualquer publicação turística sobre Barcelona, todos os guias, amigos, sites e fóruns, vão tocar o maior terror com relação aos batedores de carteira na Rambla. Sim, eles existem. Mas se cuidados básicos de turista atento forem tomados, o seu passeio será tranqüilo. Eles são rápidos e eficientes, mas nunca atacam com agressividade e não escolhem quem está ligado.

Las Ramblas

Também pra lá de sabido é que os restaurantes com cadeiras nas Ramblas cobram verdadeiros absurdos por comida medíocre. Se sua opção não envolve grandes pretensões gastronômicas, sente, tome uma sangria e aproveite para descansar e ver o povo passar. Se a grana estiver curta, o Mc Donald’s também tem suas mesinhas na Rambla. Só que o garçom vai ser você: Depois da compra, pegue sua bandeja, saia da loja, atravesse a rua e se instale. Já dá para tirar uma onda.

Las Ramblas

Se for percorrer a Rambla seguindo em direção ao mar, comece pela Plaça de Catalunya, cuja estação de metrô Catalunya é servida pelas linhas 1,3 6 e 7. Caso escolha a direção contrária, desça na estação Drassanes da linha 3.

Las Ramblas

O título do post é uma homenagem a Miguel, sobrinho querido, grande companhia de viagem e criador da expressão que a família adotou quando vai fazer um agradável passeio por uma rua de pedestres: “Vamos Ramblar?”. A primeira foto, com ponto de vista privilegiado para a Rambla, foi feita do alto do “Mirador de Colom”.

Metrô de Barcelona:

http://www.tmb.net/en_US/home.jsp

Mapa e endereço do McDonald’s na Rambla:

http://www.laramblabcn.com/cat_associats_detall.html?Id=218

Mirador de Colom:

http://www.barcelonaturisme.com/ECV2TBCN/Front/BCNShop/Sales/Disponibilitat_Producte/_vf-SMlY1yItM-U_l9RgLJgsyU0uRJi84ADMp1rsdO55mdrb5fZPL9lKJSF9LBH_6rKGdLP3_GVpHPXYqxcmiKw

6 thoughts on “Vamos Ramblar?”

  1. A Rambla fica bem melhor com o sorvete Dino’s.Não deixe de recomendar a seus seguidores.

  2. Puxa, o Dino’s Gelats… Bom é pedir a casquinha com dois sabores. O de avelã é o bicho… Tem um de chocolate, acho que se chama “Baccio de Torino”, tem um de menta com lascas de chocolate, se não me falha a memória, “After Eight”.

  3. Esse assunto dos cuidados básicos de segurança dá um post hein?

  4. O assunto rende e vale um post. Usando bom senso e desconfiômetro, já estamos por tabela nos livrando de roubadas. Idéia anotada, aguarde-me – obrigada.

  5. comentário retardatário… conheci hoje o blog. que saudades de barcelona! obrigado pela homenagem tia moma!

  6. Mig,
    A espressão que você criou entrou para o patrimônio. Nada mais justa a homenagem.
    Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.