ARCAM – Para quem tudo quer saber sobre Amsterdam

Compartilhe

Quem, como eu, aprecia arquitetura contemporânea não pode deixar de visitar a Holanda. Lá a coisa é muito séria. A galera não pensa apenas em estética: precisa também ter funcionalidade e concisão, já que o território do país é pequeno.

ARCAM

Como muitas cidades holandesas, Amsterdam é um prato cheio. A cada passo aparece um prédio mais interessante que outro. É uma tortura para uma criatura gulosa, tanto de comida como de arquitetura, ter que segurar uma panqueca, um croquete ou um arenque marinado em uma mão e com a outra, de preferência limpa, arrumar o foco e bater uma foto sem tremer.

ARCAM

Quem tem interesse em saber mais sobre a arquitetura da cidade, contemporânea ou não, deve incluir em seu roteiro uma vista o ARCAM – Amsterdam Centre for Architecture. Lá existe um Centro de Informações que oferece consultas a livros de arquitetura, revistas, folhetos, mapas. Há também um painel que é um panorama com uma visão geral da arquitetura de Amsterdam ao longo dos últimos 1200 anos.

ARCAM

Há sempre uma exposição interessante acontecendo por lá. Para os que não são exatamente aficionados por arquitetura, mesmo não entrando, o que seria uma pena, vale passar por lá ao menos para dar uma espiada na fachada.

ARCAM

O ARCAM é um pavilhão pequeno, com três andares, com uma cara bem futurista, na orla, no caminho entre o Museu NEMO e o Museu Marítimo – Scheepvaartmuseum. Vindo da estação central de trens é uma caminhada de cerca de 15 minutos.

ARCAM

O pavilhão funciona de terças a sábados das 13:00 às 17:00. A entrada é gratuita e o espaço é totalmente adaptado para receber visitantes com deficiências. O sítio do ARCAM: http://www.arcam.nl

Leave a Reply

Your email address will not be published.