Descanso do guerreiro: Castelo de São Jorge em Lisboa

Compartilhe

Lisboa é uma linda cidade para se visitar. Tem um clima agradável, povo simpático, comida farta, gostosa e barata e como se não bastasse, falam a nossa língua. Uma das mais visitadas atrações da capital portuguesa é o Castelo de São Jorge, que fica na mais alta colina de Lisboa, o que significa uma vista arrebatadora da cidade e do Rio Tejo.

Um castelo medieval em perímetro urbano e na capital, é um luxo que os portugueses ostentam com merecido orgulho. O lugar é muitíssimo bem tratado e as ações de restauro estão sempre acontecendo. O castelo foi praticamente destruído pelo terremoto de 1755 ficando abandonado por muito tempo. Mas no século 20 foram feitas reformas que recuperaram grande parte da cidadela.

O Castelo de São Jorge é um oásis no meio da cidade. No interior das muralhas fica o jardim com patos, gansos, alguns pavões e centenas de árvores das várias espécies portuguesas que em conchavo com a brisa do Tejo são um convite ao descanso.

Mas não fique parado por lá com cara de bocó admirando a vista. Há muito que se visitar: além do próprio castelo e suas galerias, não deixe de ver o Centro de Interpretação da Cidade, a “Olisipónia” com a Sala Ogival, a Sala das Colunas e a Sala da Cisterna. Tem também a Torre de Ulisses, a antiga Torre de Tombo, com o único periscópio de Portugal em uma câmara escura, onde se vê a imagem da cidade a 360 graus.

Para os que levam os “miúdos”, o serviço educativo do castelo oferece brincadeiras (com ingresso pago) do tempo dos reis, inclusive com roupas de época, para as crianças que lá estejam – isso acontece todo o primeiro domingo do mês. Para as que forem no último domingo tem uma visita guiada especial ao castelo. Lá também acontecem espetáculos com marionetes.

A grande novidade fica no Núcleo Museológico. Em 1996, começou uma obra para a criação de um estacionamento na área do castelo. Nas escavações começaram a aparecer vestígios, primeiro de um muro da época islâmica, em seguida, ruínas de duas grandes casas muito bem conservadas. Mais adiante encontraram vestígios de habitações da Idade do Ferro com potes, panelas, taças e ânforas. Também aparecerem as (já esperadas) ruínas do Palácio dos Condes de Santiago.

O estacionamento acabou indo para o espaço e no lugar dele começou um ambicioso projeto arqueológico que durou 14 anos. Inaugurado em março de 2010, com um interessante projeto arquitetônico, o novo Núcleo apresenta história de verdade desde o século VII a.C até hoje. É um programão prá ninguém botar defeito. E eu que queria escrever sobre repouso…

Para chegar ao Castelo de São Jorge, pegue o autocarro (ônibus) 37 ou o electrico (bonde) 12E na Praça da Figueira. Pode também pegar o lendário electrico 28E na Praça Martim Moniz. Se as canelas estiverem no centro da cidade e dispostas, siga pela Rua da Conceição em direção a Sé (Catedral de Lisboa), passe pela Igreja e Museu de Santo Antonio. Continue subindo pela Rua Augusto Rosa até chegar ao Miradouro de Santa Luzia. Daí suba pela Travessa do Funil, que começa no Largo de Santa Luzia virando à esquerda na Rua do Chão da Feira até a entrada do castelo.

Castelo de São Jorge

http://www.castelosaojorge.egeac.pt/DesktopDefault.aspx


Transportes municipais de Lisboa

http://www.carris.pt/pt/carreiras-carris/

One thought on “Descanso do guerreiro: Castelo de São Jorge em Lisboa”

  1. Obrigada,
    O trabalho do Núcleo Museológico merece ser prestigiado e visitado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.